BARCO DO LER PARA CRESCER - COMUNIDADE BARROSO - MANAQUIRI - AM

Faz um tempão que escrevi essa postagem sobre a belíssima experiência vivida no Projeto Barco do Ler para Crescer, quando visitamos em maio de 2012, quatro comunidades ribeirinhas. 
Por que demorei tanto para fazer esse post??? Por que muitas outras coisas foram acontecendo, especialmente sobre o Movimento ABRE BIBLIOTECA e a minha viagem à Suécia, então a informação foi ficando guardada. Contudo, hoje, escrevo da cidade de Tabatinga, no interior do Amazonas e como sei que será um pouco mais difícil fazer postagens, divulgo essa que está prontinha e que inclusive está disponível no Blog do Instituto Ler para Crescer. Conforme vocês poderão ver abaixo, o Barco do Ler para Crescer é uma experiência linda!


Com essa postagem, chega ao final o relato da belíssima experiencia vivida durante a segunda ação do Barco do Ler para Crescer pelos rios da Amazônia. A viagem, realizada no mês de maio de 2012, visitou quatro comunidades ribeirinhas, levando incentivo a leitura e informações sobre ciências.

A última parada precisou acontecer no interior do barco do Ler para Crescer, tendo em vista que muitas comunidades estavam debaixo d'água devido a grande enchente que trouxe sérios problemas para o povo que vive as margens dos rios.


A parada foi realizada num flutuante na comunidade Barroso. Lá conseguimos informações sobre como encontrar a professora da comunidade e as crianças. Com voadeira, Tommaso e Suelem foram nas casas dos moradores chamar as crianças.

As atividades, foram realizadas por um por grupo de voluntários que ao som do bambor, cantando cantigas de roda se transformaram na palhaça Bolinha (Suelem), no cientísta (Tommaso) e sua ajudante e violeira (Adriana) , nas bruxinhas (Susane e Soraia), nas coloridas leitoras Mercedes e Elaine. Toda a ação foi registrada pela cinegrafista Fabíola, que nos brindou com sua presença.


As crianças ouviram a leitura dos livros O Mundinho de Ingrid Biesemeyer Bellinghausenque, que trata-se de uma fábula ecológica, que conta sobre a chegada de uns homenzinhos que pediram para habitar o Mundinho. Ele, muito simpático, recebeu a todos muito bem, mas os homenzinhos começaram a destruí-lo.



Um dia, de tanto ver as coisas erradas que os homenzinhos andavam fazendo, o mundinho chorou...Uma leitura muito oportuna, tendo em vista a grande enchente que está acontecendo no Amazonas...



A outra leitura foi realizada por Elaine que interagiu com as crianças por meio do livro Pedro e Tina: uma amizade muito especial, de Stephen Michael King. O livro é um tributo a amizade. A história, ricamente ilustrada, mostra que as pessoas mesmo diferentes, podem ser grandes amigas! Teve ainda a engraçadíssima experiência do doutor cientista (Tommaso) e sua assistente bolsista (Adriana), com o braço da ciência sempre a postos. 




As crianças dessa comunidade, assim como todas as crianças das outras três que já havíamos visitado, aprenderam o nosso bordão..."É Ler, é ler, é ler para crescer"...foi uma experiência linda e já estamos preparando outras ações e novas rotas para o projeto do Barco do Ler para Crescer nos rios da Amazônia!

Texto: Soraia Magalhães 
Fotos: Fabíola Menezes

Comentários

  1. Oi Soraia!
    Sem palavras! Que trabalho magnífico!
    Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar OS DOZE ZUMBIS & A CADELA BRAMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jeferson Cardoso, realmente o LER PARA CRESCER, faz um trabalho magnífico!

      Dou sim, uma olhada em seu blog, aliàs jà dei agora mesmo e vi o montao de seguidores. Coisa boa demais!!!!

      Excluir

Postar um comentário