ATALAIA DO NORTE - (AM) APOIO AO MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA

Em meio a essas agências bancárias está instalada uma sala que chamam de biblioteca pública.

Atalaia do Norte, é um cidadezinha do interior do Amazonas com cerca de 15 545 habitantes. A cidade dispõe de um espaço mínimo reservado para a biblioteca pública municipal que está envolto por duas agências bancárias.


Não pude deixar de pensar na lúcida frase da personagem Mafalda:

"Não seria maravilhoso o mundo se as bibliotecas fossem mais importantes que os bancos?"

A verdade é que a biblioteca funciona bem mais como um depósito, nada ali se apresenta como ambiente motivador das práticas leitoras, contudo o objetivo desse post por hora é apenas registrar que de minha passagem por Atalaia do Norte, também recebemos apoio para o Movimento ABRE BIBLIOTECA.

Foram somente cinco horas passadas no município, contudo,  tempo suficiente para  conhecer a localidade que possui poucos bairros, mas que não possui museu, cinema, teatro ou outros espaços de cultura...

Aproveito para agradecer a Josefa Freitas, foi ela que me levou até a cidade em sua moto. Agradeço também a sua sobrinha Yngra Karolyne que percorreu comigo os principais lugares, me apresentou pessoas e mostrou espaços esquecidos.

Yngra Karolyne apontou que para os jovens a biblioteca faz muita falta...

Josefa Freitas no sítio de sua tia. 

Ambas posaram com a camisa do Movimento ABRE BIBLIOTECA e se mostraram muito solidárias com a causa, inclusive pensando no quanto seria útil uma biblioteca pública atuante em Atalaia do Norte. 

Outro apoio interessante veio da senhora Maria Francisca de Almeida, Secretária de Educação de Atalaia do Norte. A ela, também agradeço!

Secretária de Educação de Atalaia do Norte

O movimento ABRE BIBLIOTECA teve início oficial no dia 9 de maio de 2012. Consiste numa campanha que tem por objetivo conclamar a sociedade a lutar pela reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas, fechada a mais cinco anos para reforma e sem uma data efetiva para reabertura.

Fotos: Soraia Magalhães e Yngra Karolyne

Comentários