BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS - SE O PROBLEMA ERA O TELHADO...

A Biblioteca Pública do Amazonas fechou em 2007 para reforma, mas segundo vários registros publicados em vários jornais locais, a demora se justificou por ter sido realizada bem mais que uma reforma e sim a restauração em vários elementos do edifício, que data de 1910.

Passados tantos anos, em 2011, a Secretaria de Cultura do Estado, anunciou por três vezes, que a Biblioteca Pública do Amazonas, reabriria e que voltaria a oferecer seus serviços a sociedade, mas naquele ano não conseguiu cumprir os prazos.

Em 2012 lançou outra data (dia 16 de julho), que também não foi cumprida, mas que foi marcada por uma passeada articulada pelo Movimento ABRE BIBLIOTECA, que desde abril desse ano, vem questionando a demora pela entrega desse espaço à sociedade.

A previsão agora é 30 de outubro de 2012 e ao que parece as chances de que tenhamos novamente a Biblioteca Pública do Amazonas reaberta são grandes, haja vista que uma das alegações, relacionada a problemas no telhado já está em vias de ser sanada.

Como podemos ver nas fotos aqui postadas, as telhas foram compradas, uma empresa foi contratada e o  trabalho no telhado foi realizado em ritmo acelerado, inclusive no horário noturno.

Ontem a tarde, passando em frente ao edifício, conversei com o senhor Jorge Morais, um dos responsáveis pela obra. Ao ser indagado sobre os prazos, Morais afirmou que na sexta-feira o trabalho será concluído com o telhado totalmente reconstruído. Na oportunidade, aproveitei para posar com os trabalhadores com a camisa do Movimento ABRE BIBLIOTECA

Seguimos torcendo para que as providências para reabertura sejam concluídas e independente das deliberações que vierem, estamos preparando uma grande festa para o dia 30 de outubro, bem como outras ações no decorrer desse mês, visando alertar as pessoas da importância de fazer uso da nossa Biblioteca.

Fotos Soraia Magalhães