BIBLIOTECAS PÚBLICAS NOS MUNICÍPIOS DO AMAZONAS – DIAGNÓSTICO

Desde outubro de 2011, dei inicio a uma ampla pesquisa que tem por objetivo apontar de forma clara, a situação do estado do Amazonas, em termos de bibliotecas públicas.

Com 62 municípios, o Amazonas é dividido oficialmente em quatro mesorregiões e treze microrregiões que não possuem em todas as cidades, equipamentos culturais como bibliotecas públicas, museus, teatros, cinemas.

A situação não é se estranhar, haja vista que até mesmo Manaus, capital do estado, apesar de dispor de vários aparatos culturais, enfrenta dificuldades, pois à Biblioteca Pública do Estado, está fechada para reforma desde 2007 e a Biblioteca Pública João Bosco Pantoja Evangelista – Biblioteca Municipal, também fechou as portas em 2011.

Desde que iniciei a pesquisa, já visitei quinze (20) localidades e o resultado não é muito animador. Do montante, nove (09) não possuem espaços destinados a bibliotecas públicas, tampouco outros equipamentos culturais.

Apesar disso, posso considerar que o ano de 2012 foi produtivo para a realização desse estudo, apesar de estar sendo viabilizado de forma lenta, haja vista ter que dispor (em grande maioria dos casos) de recursos próprios, que envolvem deslocamentos, hospedagem e alimentação. Aproveito inclusive para dizer que estou buscando patrocínio para a viabilização do restante do percurso a ser ainda investigado.

Para o trabalho é necessário considerar as grandes distâncias e a geografia regional, com localidades com acesso apenas fluvial.

Relutei inicialmente em divulgar resultados, pois constituem material para os estudos que pretendo realizar num programa de doutorado, contudo, vejo que ao revelar a situação em que as cidades se encontram, talvez agora, algumas melhorias possam acontecer, tendo em vista as eleições para prefeitos finalizadas.

Encerro assim, prometendo comentar sobre a existência ou não de bibliotecas em municípios do interior do Amazonas em postagens futuras.