MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA - MURAL PEDE REABERTURA

Desde abril de 2012, foram iniciadas várias ações do Movimento ABRE BIBLIOTECA, cobrando do Governo do Estado do Amazonas, a entrega da Biblioteca Pública Estadual, fechada há mais de cinco anos para reforma.

O Movimento, ao longo de seis meses vem atuando de forma a mobilizar uma PETIÇÃO PÚBLICA com mais de 2000 assinaturas, o ABRAÇO À BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS, ato simbólico, que foi iniciado com uma passeata que percorreu as avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro.
Posteriormente, realizamos o BIBLIOTECA NA RUA, que consistiu em disponibilizar aos transeuntes, mesas, cadeiras, livros, jornais, ações culturais e lançamento de livros na rua Barroso. Foi uma ação de protesto por estarmos a tanto tempo privados desses serviços.
Desde o princípio, nossas mobilizações vêm recebendo o apoio não só dos amazonenses, mas de todos que, ao tomarem conhecimento do fato da cidade de Manaus estar a tanto tempo sem biblioteca pública, se sensibilizam com o problema.

O DIA 30 DE OUTUBRO DE 2013 foi à última data prevista para a reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas, contudo, não obtivemos ainda informação concreta sobre o assunto...
Por isso, para não deixar que caia no esquecimento o cumprimento de mais uma data, amanhã, dia 15 de outubro, estaremos realizando o MURAL ABRE BIBLIOTECA.

A ideia é fazermos uma colagem no tapume que segrega a população do acesso ao espaço da Biblioteca com o símbolo do Movimento, bem como uma ação de arte grafite voltada para o incentivo à leitura.
Abaixo, imagens dos professores da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, que contribuíram com recursos para a reprodução do cartaz do Movimento Abre Biblioteca que será utilizado na colagem e para a compra das tintas que serão utilizadas no Grafite. Acrescentarei depois a imagem com as assinaturas e o valor total arrecadado.

Infelizmente não poderei estar presente nesse evento, tendo em vista estar envolvida com atividades de pesquisa no Município de Coari, onde buscarei informações sobre a existência de biblioteca no município e as condições em termos de funcionamento e serviços.
Para os amigos que farão dessa ação, mais uma materialização do sonho por acesso a informação, saibam que estarei na torcida e assim como vocês, focando no desejo de dispormos de uma cidade em que o acesso aos bens culturais não mais sejam negados.

LOCAL: Rua Barroso, em frente a Biblioteca Pública do Amazonas

Fotos: Soraia Magalhães