ESTAÇÃO LEITURA: BIBLIOTECA NO METRÔ DO RIO DE JANEIRO


Localizada na estação Central do metrô do Rio de Janeiro, a Estação Leitura, ocupa cerca de 30 metros quadrados que se destacam no ambiente pela cor azul vibrante, vitrines que apresentam bons títulos de livros que podem ser emprestados e mesas e cadeiras para o transeunte começar ali mesmo uma leitura. 


Inaugurada em janeiro de 2014 e funcionando das 11: 30 às 19:30 horas, à Biblioteca tem atraído muitos usuários que ao utilizarem os serviços de transportes, perceberam a praticidade no empréstimo dos livros. 

Quando lá estive, conversei com as colegas Patrícia Vieira (bibliotecária) e Karine Fernandes (estagiaria e estudante do curso de Biblioteconomia) que atuam no local. Elas apontaram ser esse um exitoso projeto do Instituto Oldemburg e comentaram ainda como se dá o processo de adesão que é bem simples. Para fazer o cadastro, basta levar os documentos de identidade e CPF, bem como comprovante de residência (originais). 


Nas paredes dos corredores aonde está localizada à Biblioteca, outra atividade também chamava a atenção, a exposição O Rio de Machado de Assis e seus Melhores Poemas. Uma homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, bem como ao escritor que tantas referências fez a essa cidade em suas obras. 


O acervo da Biblioteca Estação Leitura conta em grande maioria, com livros da literatura brasileira e estrangeira, mas possui também livros para atender ao público infanto-juvenil.

Não tinha conhecimento sobre esse espaço de biblioteca, foi por estar seguindo em direção a Biblioteca Parque Estadual que acabei por descobri-la. Mais um ganho na ampliação de conhecimentos sobre ações de incentivo à leitura realizadas no Rio de Janeiro.


Fotos: Soraia Magalhães

Comentários

Postar um comentário