BIBLIOTECA DE RUI BARBOSA - RIO DE JANEIRO


Este é um post realmente curto, objetiva bem mais registrar a passagem pelas áreas biblioteconômicas da Fundação Casa de Rui Barbosa que guarda às Bibliotecas de Rui Barbosa, Biblioteca São Clemente (coleção de cordel), Biblioteca Infantil e Biblioteca Digital.  


A imagem que abre o post é realmente do ambiente da Biblioteca de Rui Barbosa e faz parte do espaço do Museu Casa, contudo, neste caso, o objetivo é apresentar imagens do local aonde se pode realizar consulta local deste precioso acervo que reúne 23 mil títulos, em 37 mil volumes. Conforme orienta o site da instituição
São livros sobre os mais variados ramos do conhecimento, destacando-se as obras jurídicas - pode-se dizer que ele possuía as legislações de todos os países, suas constituições, os códigos e as leis civis, comerciais, penais e processuais. 
O ambiente é amplo, bem iluminado e...bastante vigiado, claro, dada as raridades de obras que compõe o acervo, o espaço é restrito a pesquisadores e profissionais especializados.  


A oportunidade para conhecer esse espaço aconteceu durante o VI Seminário Internacional de Políticas Culturais que foi realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa, entre os dias 26 a 29 de maio de 2015, ao qual participei como ouvinte.


Fui muito bem recebida pela colega Dilza Bastos que me apresentou espaços (inclusive alguns restritos), bem como me permitiu fotografar os ambientes e com toda simpatia posou comigo nesta imagem. Obrigada Dilza, excelente o trabalho bibliotecário realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa. 

Veja também: 

MUSEU CASA DE RUI BARBOSA

Comentários