BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL MARIA MAZZETTI - BIMM - FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA
Uma graça de Biblioteca! Foi essa a expressão que usei para me referir a Biblioteca Infanto-Juvenil Maria Mazzetti - BIMM, que funciona em uma das dependências aonde outrora foi área da casa Rui Barbosa, atualmente espaço da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).
A pequena Biblioteca foi inaugurada em 02 de abril de 1979 (no Dia Internacional do Livro Infantil) e ao longo de mais de trinta anos vem atuando em ações de incentivo à leitura.
O ambiente é atraente e possui o aconchego peculiar dos espaços reservados para as crianças. Estantes em cor amarelo, fantoches e muitos livros infantis instigam o interesse pela Biblioteca que é aberta a toda a comunidade. O site da Fundação Casa de Rui Barbosa no espaço reservado para às crianças orienta que:
As crianças menores de 6 anos devem estar acompanhadas de um responsável. Para freqüentá-la não é preciso inscrever-se como sócio, mas para pegar livros emprestados sim. Veja como associar-se.
O nome da Biblioteca constitui uma homenagem à Maria Mazzetti, escritora de livros infantis e incentivadora do teatro na educação infantil. Ela foi diretora do Teatro Gibi (teatro de bonecos).
Dentre os serviços de consulta ao acervo, leitura local, empréstimo de livros e outros, a BIMM, oferece atividades de hora do conto.
Estive na BIMM, em maio de 2015 durante a realização do VI Seminário Internacional de Políticas Culturais, a oportunidade gerou conhecimentos sobre os ambientes museológicos e bibliotecários da Fundação, além do encontro com colegas de profissão. Na imagem acima, momento especial quando pude constatar atividade sendo realizada para um grupo de crianças que se preparavam para ouvir uma história que seria mediada pela Bibliotecária Eliana da Silva Rodrigues.
Gostei muito!!! Aproveito para agradecer a atenção dispensada pelas colegas Rosângela Tolentino (Bibliotecária da BIMM) e Eliana da Silva Rodrigues (Bibliotecária, bolsista da Fundação), ambas comigo na imagem.
A BIMM funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 14 às 17h!
Depois de ter lido o repost, vim conferir o texto original. Uma graça essa biblioteca! Espero poder visitá-la um dia, quando essa fatídica pandemia acabar.
ResponderExcluir