BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO - SENDO RESTAURADA

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro está passando por um processo de restauração. Eu não sabia e creio que muitos outros interessados por questões referentes às bibliotecas (e que vivam fora do Rio de Janeiro), possam não saber, por isso optei por fazer esse registro até mesmo para acompanhar o tempo que se concluirão todas as obras.

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro além de ser belíssima, é considerada pela UNESCO como a maior Biblioteca da América Latina e não para por ai...consta também como uma das dez maiores bibliotecas do mundo!

Já apresentei por aqui informações sobre a Biblioteca Nacional, aliás um dos meus primeiros post, realizado em 2010, contudo, tenho o desejo de fazer uma solicitação oficial visando autorização para poder percorrer o lugar com um propósito mais jornalístico e dessa forma fotografar lugares aonde um turista não tem oportunidade.

O objetivo dessa visita era acompanhar minha filha Camila e uma forma de comemorar o seu vigésimo quinto aniversário, daí a viagem ao Rio de Janeiro para ela! A experiência foi marcada por visitas a espaços culturais como o Real Gabinete Português de Leitura, o Centro Cultural Banco do Brasil e outros.

A Biblioteca Nacional oferece possibilidades de conhecê-la por meio de visitas guiadas. Para quem dispõe de pouco tempo é possível ter acesso a área do térreo e o primeiro andar.

O lugar é fantástico para empreender belas fotografias como as que apresento neste post, feitas por um fotografo que trabalha justamente na Biblioteca. Ele nos fotografou cortesmente, infelizmente não guardei o seu nome.