REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA - EM REFORMA


Uma passadinha no Rio de Janeiro e a possibilidade de ver mais uma vez o belíssimo Real Gabinete Português de Leitura, dessa vez junto com a minha filha Camila.  Ela também tinha o desejo de apreciar esse espaço, que consta em várias listas como uma das mais belas bibliotecas do mundo. 


Já apresentei duas vezes o Real Gabinete aqui no Caçadores, a primeira foi em 2010 e a segunda em 2014. Todas as vezes que visito esse lugar não consigo parar de me surpreender com tantos detalhes, dessa vez porém a surpresa foi encontrar o ambiente restrito, pois estão realizando obras no local. O salão de estudos está vedado ao público e sua grande luminária estava neste dia em posição rebaixada. 


Há uma pequena exposição aberta a visitação chamada "O real em revista: o Rio em destaque". Ou seja, o espaço oferece opções e mesmo com acesso reduzido não fecharem as portas e ainda oferecem atrativos.


Gostei muito de levar Camila para conhecer essa joia do Rio de Janeiro.  Quando lhe perguntei o que havia achado, ela respondeu: 
- Achei mágico! Estou relendo os livros do Harry Potter e entrar nesse ambiente me fez pensar na arquitetura, nos livros, nas estantes, nos andares e no quanto todo o conjunto criam um toque de mistério e fantasia para o lugar.


Sou apaixonada por essa Biblioteca e tenho muito prazer em visitá-la e compartilhá-la com outros amantes de espaços de bibliotecas, foi um prazer mostrá-la a minha Camila. 

Tomara que a reforma que está sendo realizada seja breve e traga ainda mais beleza e acessibilidade a todos aqueles que usam esse ambiente como Biblioteca Pública. 

Fotos: Soraia Magalhães e Camila Magalhães

Comentários