BIBLIOTECA DA CASA DAROS - RIO DE JANEIRO

A Casa Daros é um espaço de arte que ocupa um belíssimo casarão do séc XIX no bairro de Botafogo. Este espaço inicialmente foi o Recolhimento Santa Teresa, um orfanato para meninas pobres, depois virou um educandário e mais recentemente uma escola, antes de ser fechado. As obras para a Casa Daros duraram bastante tempo, mas o espaço foi finalmente inaugurado em 2013. O lugar, que já se tornou uma das principais atrações da cidade, conta, além das salas de exposição, auditório, ateliês, restaurante, lojinha, com uma biblioteca.

A Casa Daros é projeto concebido e financiado integralmente pela suíça Ruth Schmidheiny, ex-mulher do herdeiro da Eternit, empresa conhecida no Brasil pelas caixas dágua de amianto, uma substância cancerígena. O museu serve de local de exposição da coleção Daros Latinamerica que ela mantém na Suíça, com acervo composto de meios e formatos diversos – de pinturas e esculturas a fotografias, instalações e vídeos.

A biblioteca da Casa Daros possui mais de cinco mil títulos, entre livros de arte, periódicos e material educativo de exposições. Criada para dar suporte à programação e às exposições, a biblioteca tem como missão reunir a bibliografia existente sobre os artistas da Coleção Daros Latinamerica. É um ótimo local para os pesquisadores de arte, mas está aberta a qualquer visitante.

Casa Daros

Biblioteca Rua General Severiano 159