BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL IVAN DE VARGAS - PROIBIDO FOTOGRAFAR

Acredito que a transparência deva fazer parte de todos os sistemas de governo e bibliotecas públicas sendo parte de um de seus serviços devam estar abertas, receptivas e dispostas a contribuir para sua própria divulgação e para atender com satisfação aos seus usuários e visitantes.

Em visita à Madrid, como sempre tenho feito em todas as viagens que realizo, busquei conhecer algumas bibliotecas públicas e conforme apontei no texto anterior, soube que não poderia fotografar as bibliotecas, a não ser com autorização de uma chefia.

Segui em busca da autorização de uma chefia e tendo obtido adentrei a Biblioteca Pública Municipal Ivan Vargas e assim pude descobri que lá também não era possível fazer os registros fotográficos, por que a autorização que havia recebido era válida apenas para uma parte do montante de bibliotecas que atendem a cidade de Madrid.

Na verdade isso se deve ao fato de que Madrid possui dois sistemas, sendo um formado pela Red de Bibliotecas Públicas del Ayuntamiento de Madrid e o outro pela Redes de Bibliotecas Públicas da Comunidad de Madrid...enfim, novos aprendizados.

O certo é que como turista não havia tempo para buscar mais uma autorização, em outro edifício, para fazer as tais fotos haja vista que havia agendado uma visita à Biblioteca Nacional da Espanha (que transcorreu de forma maravilhosa!).

Escrevo essas linhas apenas para deixar o registro de meu descontentamento e alertar que esse rigor deveria ser melhor avaliado. As Bibliotecas que visitei na Região de Andalucia, por exemplo atendem com a maior simpatia os visitantes e mostram seus espaços com orgulho e admiração. Um belo exemplo!

Sobre a Biblioteca Pública Municipal Ivan de Vargas, foi inaugurada em 2011. O ambiente interno é bonito. Possui amplo acervo e em especial materiais especializados sobre Madrid e a região.

Foto: Peter Janzon