MUSEU DO PRADO - MADRID - ESPANHA

Cumprindo a meta de escrever a cada domingo sobre museus, destaco o Museu do Prado, em Madrid, visita  realizada em 08/08/2015 que me propiciou contemplar um ambiente que dispõe de algumas das obras de arte mais famosas do mundo, como por exemplo As meninas de Diego Velázquez.

A imagem acima não foi feita por mim (não se pode fotografar no interior do Museu), contudo muitas das fotos das obras estão disponíveis para download no site do Museu e eu escolhi especialmente esta não por ser a mais famosa e buscada por todos, mas por evocar lembranças do tempo das disciplinas do Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, quando a amiga Evany Nascimento fez um estudo com base nessa imagem.

O Museu do Prado, inaugurado em 1819 é um dos mais visitados do mundo, o ambiente físico é enorme e por esse motivo se faz necessário um pequeno guia para conseguir se organizar para tentar apreciar o máximo. Não convém nesse post me alongar, haja vista que o site do Museu é bem completo e oferece muito sobre o ambiente, acervo e serviços. Contudo, vale a pena destacar que o Museu dispõe de uma biblioteca (mas o tempo que dispunha era restrito e neste caso não tive acesso).

Foi uma grata surpresa conhecer o Museu do Prado e destaco que o que mais me encantou foi poder conhecer muito do trabalho de Goya que está disposto em várias salas. Muito especial também apreciar obras de Picasso por meio da exposição:  10 Picassos do Kunstmuseum Basel.

Fotos: Peter Janzon