MUSEU DA BIBLIOTECA NACIONAL DE ESPANHA - MADRID


Hoje, domingo é dia de apresentar um museu e por isso optei por priorizar um espaço inserido no ambiente físico da Biblioteca Nacional da Espanha, a qual terei posteriormente o maior prazer também em revelar...


O edifício da Biblioteca Nacional da Espanha é considerado um dos maiores do mundo. O espaço abriga além da Biblioteca, o Museu da Biblioteca Nacional de Espanha, conhecido anteriormente como Museu do Livro. 


Um dos objetos da exposição que mais me chamou a atenção (ver imagem acima), consiste em um uniforme de gala usado pelos bibliotecários que cuidavam da Real Biblioteca Pública, como era anteriormente chamada essa casa. A vestimenta envolvia tecidos finos como seda e muitos bordados! 


O Museu da Biblioteca Nacional de Espanha atende principalmente aos interessados pela memória do livro, do processo de guarda da informação e sobretudo pela trajetória histórica da Biblioteca, para contar tudo isso são utilizados uma série de recursos de áudio visuais. Por todos os lados você pode encontrar perguntas e respostas!


De forma gratuita, o visitante tem acesso a um mundo de informações. Um bibliotecário porém, poderá se sentir muito a vontade haja vista que são apresentados dados como a formação das coleções, serviços oferecidos aos leitores, trata também sobre os profissionais e o trabalho na Biblioteca e sobre os diretores que estiveram a frente da direção da Instituição. 


Fiz muitas fotografias interessantes sobre o Museu e suas peças, contudo optei por destacar apenas algumas para gerar assim, o desejo de que outros empreendam uma visita e descubram o que mais lhe chama a atenção. Deixo porém o registro de um outro objeto que com certeza permeia a curiosidade de muitos: um exemplar de Dom Quixote de la Mancha! É que o Museu apresenta muitas reproduções fac-similadas de importantes coleções da Biblioteca!



Para referenciar Cervantes, seu autor mundialmente conhecido, o Museu dispõe de um espaço muito legal e lúdico.  A sala possui capacidade para receber grandes grupos e dispõe de recursos de áudio visual e multimídias que aproximam o público do famoso Quixote e suas aventuras.


Além de exposições permanentes, o Museu da Biblioteca Nacional realiza frequentemente exposições temporárias, como por exemplo Mirar la arquitectura: fotografía monumental en el siglo XIX, que me interessou bastante e outras mais que podem ser conferidas aqui...


Tenho muito o que contar sobre minha passagem pela Biblioteca Nacional da Espanha,  uma das mais belas e maiores que já conheci (...e aonde fui muito bem recebida!). Achei contudo, relevante dar ênfase em separado ao Museu, que em conjunto realiza um trabalho muito bonito!

Fotos: Peter Janzon

Comentários