A GRANDE MESA DE LIVROS 2015 "VÄRLDENS LÄNGSTA BOKBORD"

Tendo me comprometido a apresentar um museu a cada domingo, optei por não fazê-lo, porém por uma boa causa, a divulgação de um evento incrível que aconteceu hoje, em Estocolmo conhecido como a "Grande Mesa de Livros", uma ação que faz parte da programação do Festival de Cultura de Estocolmo

Dizem que essa é a mesa de livros mais longa do mundo. O evento, que acontece no horário das 11:00 até as 18:00, reúne grande quantidade de pessoas de todas as idades que percorrem uma grande artéria da cidade, garimpando e escolhendo preciosidades.

O bacana é que qualquer pessoa que viva regularmente nesta cidade pode adquirir um espaço e participar da "Grande Mesa de Livros", o interessado precisa apenas solicitar com antecedência um espaço, pagar uma taxa e assim expor e vender aqueles livros que já não tem mais lugar em suas estantes...

...E adivinhe quem também participou da programação? O carro biblioteca do Sistema de Bibliotecas de Estocolmo que atuou com atividades de incentivo a leitura e até vendendo livros que haviam sido retirados do acervo.

A quantidade e variedade de livros que envolve o evento é enorme, a maioria, claro na língua oficial do pais, o sueco, fator que chega a dar um pouco de pena para uma estrangeira como eu apaixonada por livros.

Durante a realização do evento é possível também encontrar e adquirir discos, cds, dvds e outros variados tipos de produção cultural e bibliográfica.

Os preços são geralmente muito acessíveis e o que mais desperta a atenção é a oportunidade de adquirir raridades. Um detalhe que observei eram os desenhos estampados nas caixas (caixas para embalagens de bananas), me fez lembrar o que se diz no Brasil...livros a preços de banana! Banana no Brasil é muito barato!

A Grande Mesa de Livros é um evento que já tem história, completou 25 anos! Sua realização reúne cerca de 600 mesas organizadas em filas, que juntas fazem parecer um grande mercado de pulgas, a diferença é que a ênfase do negócio é sempre voltado para o campo dos registros de conhecimento.

O verão de Estocolmo tem tido dias lindos, de sol e calor e para coroar tudo isso foi muito especial ter podido ver novamente essa programação que havia conhecido em 2012 e na qual tive a sorte de encontrar um lindo exemplar do livro O pequeno príncipe, ao qual coleciono edições. Na imagem acima o encontro com o escritor e professor de línguas Francisco Mata e sua filha Sanna Cecília, Peter e eu.

Fotos: Peter Janzon