BIBLIOTECA PÚBLICA CENTRO PEDRO SALINAS - MADRID

Deixem fotografar as bibliotecas! Com um apelo inicio esse post, inclusive usando uma frase (com um link) que se refere ao título de um artigo escrito pelo Bibliotecário Moreno Barros que reflete sobre as dificuldades encontradas quando algumas vezes buscamos empreender registros nos ambientes de bibliotecas, especialmente às bibliotecas públicas.

Por aqui estão contidas imagens da Biblioteca Pública Pedro Salinas, em Madrid, realizadas após um processo de justificativas e duas visitas que demandaram tempo  e trabalho, haja vista que foi necessário buscar autorização junto a Oficina de La Comunidad de Madrid, uma vez que a chefia direta da Biblioteca não possuía autonomia para fazê-lo.

Localizada na área central de Madrid, a Biblioteca recebe número considerável de usuários, possui ambiente claro, climatizado, amplo e confortável distribuído por três pisos que atendem a diferentes públicos, sejam crianças, jovens e adultos. A Biblioteca é bonita e bem equipada, arquitetura destacada, bom acervo, serviços... Dai a dificuldade em entender o porque da negativa na autorização para a realização de registros fotográficos.

Ok, na maioria das vezes a justificativa é que se trata de um cuidado com o direito de imagem dos usuários, contudo diante dessa preocupação a coordenação da biblioteca bem poderia pensar em disponibilizar um funcionário para acompanhar o processo de criação das imagens.

O edifício, localizado na praça Puerta de Toledo 1, teve sua construção iniciada  em 1992 sob a responsabilidade do Arquiteto Juan Navarro. Sua inauguração ocorreu em 1994.

O nome da Biblioteca presta homenagem ao poeta espanhol Pedro Salinas, membro da geração de 27 que deixou vasta obra Literária. Visando Conhecê-lo um pouco, me encantei por um de seus poemas chamado No soy más que lo que soy, vale muito a pena conferir!

Voltando ao espaço da Biblioteca, de todos os ambientes, o destaque ficou por conta da seção infantil. O espaço e o mais acolhedor e é aonde se pode conversar com mais tranquilidade. Nesta Biblioteca se prima muito pelo silêncio!

Sendo período de férias, o número de usuários diminui e especialmente no dia em que realizamos a visita, não haviam usuários no setor infantil. Contudo é válido destacar que ali estão disponíveis livros, filmes, revistas em quadrinhos e mais. A Biblioteca oferece uma série de serviços voltados para o estímulo à Leitura.

Agradeço à responsável de La Comunidad de Madrid  por nos fornecer uma autorização para que pudêssemos realizar essas Imagens, bem como agradeço aos colegas bibliotecários Carolina de La Fuente e Felix Rodriguez Moreno que foram bastante atenciosos e solícitos.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon