MUSEUM OF DISCOVERY AND SCIENCE - FORT LAUDERDALE - EUA

Gosto de museus de ciências e tenho várias passagens por esses ambientes, por isso hoje optei por apresentar o Museum of Discovery and Science, localizado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, espaço que entre outras coisas tem como missão, conforme destacado em seu site "proporcionar percursos vivenciais para a aprendizagem ao longo da vida na ciência para crianças e adultos por meio de exposições, programas e filmes".

O Museu é bem grande, possui 119 mil metros quadrados de espaço interior. Dispõe de uma área para projeção de filmes no  AutoNation IMAX Theater, que possui enorme tela e poderosíssimo sistema de som. Muitos dos filmes ali projetados dão ênfase às temáticas de ficção científica e aventuras. O Museu possui também uma área ao ar livre no átrio aonde se pode contemplar uma enorme instalação metálica...

É um museu que oferece possibilidades de interação para toda a família em dois andares de exposições que ao mesmo tempo que diverte, instiga a curiosidade e a ampliação de conhecimentos.

Os primórdios da existência do museu remontam o ano de 1977, ao longo dos anos novas demandas levaram a comunidade a se reunir para angariar fundos para sua expansão.  O Museu periodicamente tem passado por reformulações triplicando seus espaços para receber mais e mais visitantes. Pude observar contudo que apesar de muito bonito, faz-se necessário atentar para a manutenção de todos os elementos interativos, pois alguns dos mecanismos quando lá estivemos não estavam funcionando.

Entre os diversos temas tocados nas exposições, gostei de elementos voltados para a preservação do meio ambiente e a necessidade de se pensar na grande quantidade de lixo que produzimos. Na imagem acima uma das propostas criadas para instigar a conscientização para adoção de atitudes sustentáveis.

É um belo Museu, especialmente por que é cheio de cores. Há elementos que podem interessar diversos gostos. Eu particularmente tenho interesse por elementos voltados para Arqueologia, Paleontologia e haviam materiais para esse segmento, mas haviam também outras coisas como por exemplo simuladores de vôos onde o visitante pode se pode imaginar pilotando uma aeronave.

Para quem tem interesse por museus de ciências vale muito a pena conhecer esse lugar. De negativo porém foi a constatação de que não dispõe de uma biblioteca efetivamente construída, equipada e propícia às pesquisas voltadas para a temática científica.

Um dos pontos altos do Museu foi o encontro com um tubarão...creio que não há quem não se surpreenda por ver de perto a representação física de um tubarão e até ser fotografado em meio as suas mandíbulas....eu fui, como se pode ver abaixo...e adorei!

Foi divertido conhecer o Museum of Discovery and science, isso aconteceu em novembro de 2014 quando tive a oportunidade de visitar várias cidades da Europa e uma dos Estados Unidos. Muito bom também ter conhecido a Broward County Library, principal biblioteca pública de Fort Lauderdale.

Fotos: Peter Janzon