BIBLIOTECA DO MUSEU DE ARTE DO RIO - RIO DE JANEIRO

É hoje o aniversário de Mary Komatsu Shinkado, a bibliotecária mais apaixonada por museus que conheço. Parceira de buscas por bibliotecas, Mary nos propicia por meio dessas imagens, adentrar o ambiente da Biblioteca do Museu de Arte do Rio - MAR e assim conhecer um pouquinho dos seus serviços e peculiaridades. Esse post era para ter sido realizado em maio, inclusive por que complementaria dados sobre o espaço do MAR (e as áreas do Museu) que visitei com a amiga Dani Spudeit, porém creio que hoje é também um bom momento. Parabéns, caríssima Mary, aproveito o ensejo para lhe desejar um dia muito feliz e que venham muitas outras oportunidades para visitar museus e bibliotecas alegrando assim muitos dos seus dias. 
....

BIBLIOTECA DO MUSEU DE ARTE DO RIO - RIO DE JANEIRO

Por Mary Komatsu Shinkado


Visitei a Biblioteca do MAR – Museu de Arte do Rio, localizado na Praça Mauá, na área portuária do Rio, no dia 13 de maio de 2015.


A Biblioteca está localizada no 4º andar do prédio da Escola do Olhar, o espaço possui 270 . Quando lá cheguei, fui logo fotografando a primeira indicação sobre a biblioteca.


Fui recebida pela simpática bibliotecária Andrea Barboza que apresentou todos os espaços, inclusive áreas em que poucos tem acesso...


Na imagem abaixo o balcão de atendimento e computadores com acesso online as base de dados da Biblioteca.



A Biblioteca do MAR possui ambiente agradável e um amplo salão de leitura com acesso direto as estantes.


O bom desse tipo de visitar é na maioria das vezes ter acesso à área restrita (só para os VIPS). São nas áreas de acesso restrito que são processados os livros da Biblioteca.


A biblioteca foi aberta para consulta em fevereiro de 2015. Possui uma coleção voltada para as linhas de atuação do museu: arte, cultura afro-brasileira, cultura visual, educação, filosofia e História do Rio de Janeiro, além de um relevante acervo de mais de 1200 livros de artistas, nacionais e estrangeiros.


Registro legal! As estagiárias de biblioteconomia trabalhando no processamento das obras. O sistema de informatização da Biblioteca é o Pergamum.


Bibliotecas podem ser espaços cheios de preciosidades! Neste cantinho, em específico, podem ser encontrados os livros de artista (livro como suporte para uma obra de arte) que são acondicionados em arquivos deslizantes como estes.


Uma super ideia: colocação de fios de nylon para segurar as etiquetas de identificação. (Somente para as obras raras). 


Encerro esse post com duas imagens que visam instigar a curiosidade...Você poderia imaginar que essas imagens são de uma história de Chapeuzinho vermelho?


O acervo da Biblioteca do MAR está disponível para consulta local. A Biblioteca funciona de terça a sexta, das 10h às 17h. Para acesso às coleções especiais e de livros de artista será necessário agendamento prévio, pelo e-mail biblioteca@museudeartedorio.org.br


Fonte: Portal Museu de Arte do Rio
Fotos: Mary Komatsu Shinkado

Comentários