BIBLIOTECA PÚBLICA PROVINCIAL DE CÁDIZ - ESPANHA


As imagens aqui contidas são da Biblioteca Pública Provincial de Cádiz, cidade espanhola considerada uma das mais antigas da Europa Ocidental. A cidade possui mais de três mil anos de história e foi habitada por fenícios (que a fundaram), os gregos, os cartagineses, os romanos e os muçulmanos. 


A Biblioteca Pública faz parte da Junta da Red de Bibliotecas Públicas de Andaluzia. Tem seu marco de criação em 1851 e ocupou temporariamente vários edifícios até chegar a esta localização (próxima a área portuária da cidade), quando foi instalada na primeira década do século 20. 


A Biblioteca Provincial de Cádiz possui seis pisos que estão distribuídos em: recepção, salão de atos, setor infantil, sala de empréstimos para adultos, videoteca, fonoteca, multimídia, hemeroteca, acesso a internet, reprografía, setor de informação bibliográfica e referência, direção, administração e serviço técnico.


Oferece uma série de serviços que vão desde uso local do acervo, empréstimo de obras, acesso a internet e outros e uma ação que me chamou a atenção: organiza periodicamente pequenas exposições bibliográficas com obras dirigidas aos transeuntes da Biblioteca. O objetivo é mostrar informações sobre autores, novidades, gêneros literários, temáticas...


O bom é que o usuário pode perceber de forma muito mais facilitada o que está contido no acervo e como a exposição não é fixa: o usuário pode pegar emprestado o título que lhe chamou a atenção. Ocorria no período em que realizei a visita uma exposição com livros com temática histórica (conforme é possível observar na imagem acima). 


Chama a atenção o grande acervo formado por filmes em DVD e CDs de música nas bibliotecas da Espanha. Geralmente agora, os usuários levam para casa além de livros, também essas produções de cultura e informação. 


O local mais encantador dessa Biblioteca está reservada ao público infantil. A estrutura da sala, circundada por arcos pode ser vista a partir dos demais andares do edifício. O colorido, os arranjos decorativos, os cartazes, os livros criam excelente energia. No local são realizadas periodicamente atividades culturais para as crianças com hora do conto e mediação de leitura.


Não pude deixar de fotografar um momento precioso vislumbrado nesta Biblioteca, estávamos na sala reservada para o público infantil quando vi uma leitora que parece ter aderido aos suportes tecnológicos em detrimento à leitura em papel. Uma linda imagem.


Na oportunidade, fiz a doação do meu livro infantil Leo e seus amigos, os livrinhos para a Biblioteca Pública de Cádiz, no intuito de integrar o espaço destinado aos autores estrangeiros no setor infantil.
  

Agradeço a atenção dos colegas bibliotecários que disponibilizaram seu tempo para conversar sobre a Biblioteca, mostrar os espaços e nos receber com tanta simpatia. Deixo abraço especial para a diretora Maria José Vaquero Vilas e aos Bibliotecários Gustavo Suárez Álvarez e Gemma García de Lamo.

Fotos: Peter Janzon

Comentários