BARCO DO LER PARA CRESCER - NOVAS AVENTURAS...

Os dias passam tão depressa, novas coisas acontecem e eu infelizmente não consigo dar conta de escrever tudo que considero relevante em termos de bibliotecas, incentivo à leitura, ações do Abre Biblioteca e outros... Por isso escrevo breve, só pra não deixar passar demais uma das coisas mais bonitas que vivi nesse mês de novembro de 2012.

Foi entre os dias 03 e 04 de novembro de 2012, que fizemos mais uma emocionante ação do Barco do Ler para Crescer, com o objetivo de encontrar pequenos leitores pelos rios do Amazonas.

A equipe dessa viagem foi formada por Chantelle, Gabriela, Gedeane, Guilherme, Jéssica, Mel, Merllik, Rita, Tomasso, Elaine e eu que embarcamos no "Comandante Giovani" rumo as comunidades de Iranduba e Careiro da Várzea, para levar diversão e cultura para os pequenos ribeirinhos.

As atividades foram desenvolvidas nas comunidades Curuçá, Jandira, Nossa Senhora de Fátima e na Vila de Janaucá, em Iranduba, sendo que essa havia sido visitada em outra oportunidade.

Foto: Guilherme Santos
O ponto alta dos trabalhos aconteceu com a apresentação da obra "O Guardião das Florestas", que conta a história do Curupira e a importância da preservação da mata e o cuidado que devemos ter com os animais. Para tal, a história foi adaptada para teatro com o objetivo de inserir muitas crianças nas atividades.

Foto: Guilherme Santos
De tudo, o que mais gostei foi termos retornado a Vila de Janaucá e sentido a satisfação dos moradores. Eles já conheciam nosso trabalho e foram mais carinhosos, mais acessíveis e cantaram com mais firmeza o nosso bordão "é ler, é ler, é ler para crescer..."

Foto: Guilherme Santos

Outro momento muito marcante foi a parada em uma praia para jantar e dormir. Uma lua bonita, um barco cheio de amigos, comendo e cantando...o que mais poderíamos querer???

Foto: Guilherme Santos

A chegada a cada uma das localidades, às leituras feitas com às crianças, as indumentárias utilizadas e as peculiaridades de cada momento serão apresentadas de forma individualizada, no Blog do Instituto Ler para Crescer.