FLEN BIBLIOTEK - BIBLIOTECAS NA SUÉCIA

Flen é uma bonita e pacata cidade sueca, com cerca de 7.000 habitantes que ocupa área total de 826 quilômetros quadrados, dos quais 114 km ² são de água.

Em agosto de 2012 tive a oportunidade de visitá-la e pude conhecer além da biblioteca pública, belos lagos, igrejas centenárias e pequenos povoados, como Mellösa, que se destaca por ser uma cidade livro (Book-town).

Peter e eu chegamos de trem numa manhã de verão, quando a cidade ainda acordava, nosso anfitrião, o amigo Per-Gunnar Ling nos aguardava e logo seguimos para conhecer a Biblioteca.

Apesar de nos últimos tempos o foco dos posts do Caçadores de Bibliotecas estar centrado sobre os problemas relacionados a reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas, encontrando-me em outra realidade decidi ampliar o número de informações sobre bibliotecas pelo mundo, contando sobre essa Biblioteca sueca.

A Biblioteca Pública de Flen funciona num ambiente encantador e ao contrário da realidade que vivemos no Amazonas, nessa pequena cidade, os suecos possuem um espaço acolhedor, aberto, confortável e que oferece muitos serviços.

O edifício amplo, bem destacado, ocupa posição privilegiada na área central da cidade. No interior, mobiliário, recantos e espaços para público infanto-juvenil e adulto. O destaque também é voltado para o acervo muito bem conservado formado por livros de diferentes seguimentos e estilos,  áudio livros, CDs e filmes.

É válido atentar para um detalhe que é tão comum às bibliotecas suecas: a atenção com a iluminação dos ambientes, as bibliotecas suecas são cheias de luz.

Tanto à visita as diversas áreas de Flen e a Biblioteca foram guiadas por Per-Gunnar, que foi de uma dedicação incrível, mostrando tudo que poderia ser interessante.

Houve um momento lindo quando ele próprio encontrou um livro que havia sido muito usado pelas crianças na sua infância...pela imagem abaixo não dá para perceber a ternura que esse livro  lhe provocou???

São tantas as emoções que bibliotecas e livros podem causar em nossa vidas. Senti que aquele instante foi marcado como um momento feliz...

P.S 1 Agradeço ao Gran Chefe Per-Gunnar por toda a atenção dispensada e em especial a experiência na caçada aos cogumelos. Jamais esquecerei!

P.S 2 Observem...eu estava com a camisa do Movimento ABRE BIBLIOTECA!

Fotos: Peter Janzon