O SUPLEMENTO INFANTIL AMAZONAS FAZ CIÊNCIA CRIANÇA NA SBPC 2012

Não poderia deixar de registrar a participação na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realizada desde o dia 22 de julho em São Luís, Maranhão, onde pude encontrar outros bibliotecários e vi algumas bibliotecas.

Na oportunidade apresentei o trabalho intitulado "O suplemento infantil 'Amazonas faz ciência criança' da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas- FAPEAM: aplicabilidade junto ao Instituto Ler para Crescer na Amazônia", que trás dados sobre a criação de um mecanismo de divulgação científica (suplemento) .

A Fapeam por meio do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon) e do Programa de Comunicação Científica, criou o suplemento “Amazonas Faz Ciência Criança” voltado para atender ao público na faixa etária entre cinco a dez anos.

O suplemento tem a finalidade de despertar o interesse para temas relevantes e curiosos vinculados a ciência. Possui espaço para indicação de livros, filmes e sites interessantes. Trás ainda uma sessão de quadrinhos e uma coluna com passo a passo para realização de experiência científica, além da divulgação de temas relevantes sobre pesquisas.

O bacana desse instrumento é que desde fevereiro de 2012, passou a ser utilizado como recurso metodológico do Instituto Ler para Crescer na Amazônia, que atua em áreas carentes com a proposta de estimular a leitura e nesse caso, utilizando o suplemento e inserindo a leitura de temas relacionados à ciência na vida dos pequenos.

Sou super tendenciosa para falar do suplemento, pois adoro, assim como sou muito apaixonada pelas ações do Instituto Ler para Crescer, daí penso que foi o casamento perfeito. A apresentação aconteceu em formato banner. Foi um trabalho realizado em parceria com a jornalista Cristiane de Lima Barbosa.