BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL BENEDITO LEITE - FECHADA PARA REFORMA

Estando em São Luis, Maranhão para participar da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que esse ano acontece nessa cidade, pude conhecer por fora a Biblioteca Pública Estadual Benedito Leite, que assim como a Biblioteca Pública do Amazonas, está fechada para reforma.

O belíssimo prédio, em estilo neoclássico está localizado em frente a Praça Deodoro, local que poderia ser muito mais valorizado. Atualmente, a área apresenta aspecto mal cuidado, mesmo com uma estrutura ampla e arborizada. A área concentra grande tráfego de pessoas, veículos automóveis e ônibus todos os dias.

Não consegui saber há quanto tempo a Biblioteca está fechada, alguns apontam o fechamento em 2007 (como em Manaus), outros que ocorreu em 2009, mas é certo que está fechada e seguramente deixando em situação de orfandade muitos que poderiam se beneficiar de diversificados serviços informacionais.

Deixo registrada a placa de licenciamento sobre o prazo dado pelo Governo do Maranhão para realização da obra e o valor estimado. Não apresenta informações sobre a data do início, fator que inviabiliza saber se já se passaram os 12 meses previstos...

Por que estou colocando essa questão? Por que vejo como necessário marcarmos prazos e exigirmos cumprimento. Encerro desejando "sorte" tanto aos cidadãos do Maranhão, quando aos amazonenses para que tenhamos de volta nossas bibliotecas públicas.

Aproveitei para posar em frente ao prédio da Biblioteca Pública Estadual Benedito Leite com o cartaz do movimento ABRE BIBLIOTECA, para pedir também por essa. Agora é esperar para ver qual das duas Bibliotecas reabrirá primeiro.

Fotos: Soraia Magalhães e Esterffany Martins