MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA - AGRADECIMENTO

 
Há textos que dizem o que gostaríamos de ter dito (escrito). O texto que apresento aqui foi criado e postado no Facebook por minha amiga Evany Nascimento, uma das figuras mais aguerridas do movimento ABRE BIBLIOTECA. Diz exatamente o que eu gostaria de dizer, sendo um texto de agradecimento e desabafo no afã ainda da emoção. Por esse motivo, precisava compartilhá-lo e guardá-lo entre as demais memórias do movimento! 

                                                   ...........
                                                                                      Por Evany Nascimento

Agradecemos a todos que estão apoiando o Movimento especialmente às pessoas que puderam participar do ABRAÇO. Foi um ato simbólico muito bonito! Descer a Avenida Eduardo Ribeiro vestidos de amarelo, com faixas e cartazes, gritando palavras de ordem e distribuindo panfletos chamou a atenção das pessoas e foi registrado amplamente pela mídia local.

Foi fantástico o apoio das pessoas na rua, gente gritando junto, gente caminhando junto, gente acenando e dando sinal de positivo, gente mostrando seus livros, gente dizendo pra abrir com terçado... Mais uma vez isso reforça nossa certeza de que o Movimento Abre Biblioteca não está sozinho! Os guardas do Largo de São Sebastião e a polícia militar que nos acompanharam até a frente da Biblioteca foram supergentis, porque também reconheciam o Movimento como um ato pacífico e justo.

O ato do abraço foi um dos momentos mais significativos do Movimento Abre Biblioteca. Foi lindo ver as pessoas que passavam na rua juntando-se a nós para abraçar a Biblioteca. E depois, as dezenas de pessoas que vieram assinar o abaixo-assinado.

Cada uma delas com uma história pra contar sobre a Biblioteca: que passaram muitos anos lendo naquele local; que era um absurdo um prédio tão bonito estar fechado por tanto tempo; que visitavam quando eram criança; que deixaram de fazer pesquisas para o TCC porque já estava fechada; que trabalharam naquele local... As histórias são lindas e as narrativas tem tom de emoção e revolta.

Estou feliz com essa resposta da sociedade, mas estou triste com a resposta das nossas autoridades: SEM PRAZO PARA A REINAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA! O que significa que o Movimento Abre Biblioteca continua! E precisará mais ainda do apoio de todos.

Aos guerreiros que pintaram de amarelo as ruas do Centro da cidade saibam que foi um momento histórico! Não é um ato isolado pois se une às reivindicações nacionais pela educação e cultura. Mas foi histórico porque com um cartaz, uma página na rede social e muitos amigos, o Movimento Abre Biblioteca já é conhecido em Manaus, no Brasil e no Mundo!

Obrigada a todos! Continuem divulgando o Movimento e solicitando assinaturas para a Petição que entregaremos em breve ao Governador do Estado. Nosso grito ainda precisa ser mais forte!!!

   


...........

De antemão faço das palavras de Evany, minhas palavras e reforço o desejo de termos uma resposta oficial do governo. Queremos UM PRAZO PARA A REINAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA! E para quem perdeu o ABRAÇO, já estamos preparando outros atos, em breve  lançaremos convocatória para novo evento. Creio que assim podemos gerar propostas de mudanças para a cultura informacional em nossa cidade!


Imagens: Sebastião Alves

Comentários