ABRE BIBLIOTECA - CARTA ABERTA AO GOVERNADOR DO AMAZONAS

Manaus, dia 16 de julho de 2012.

Exmo. Governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz,

Há cinco anos a Biblioteca Pública do Estado do Amazonas está com suas portas fechadas. Cinco anos de uma reforma, seguida de restauração que tem se estendido por tempo demasiadamente longo e que tem trazido prejuízos para a população amazonense e a cultura local.

Entendemos que o processo de restauração de um espaço como este ocorre de maneira lenta e que era absolutamente necessária, contudo, apesar das melhorias realizadas ainda não tivemos uma data oficial para reinauguração, tendo em vista o tempo tão longo e o fato de já ter sido adiada por quatro vezes.

Hoje, dia 16 de julho de 2012, cumpre-se o último prazo dado (de 60 dias) para a entrega do prédio (data divulgada no dia 15 de maio de 2012), nos meios de comunicação local. Por esse motivo, bibliotecários, professores, pesquisadores, escritores, artistas, estudantes, comunicadores, designers e demais pessoas que aderiram ao Movimento Abre Biblioteca estão aqui, em busca de uma resposta. Queremos uma data oficial para a reabertura da Biblioteca.

Ao reconhecemos a Biblioteca Pública do Estado do Amazonas como um dos ícones da arquitetura do período áureo da borracha, um espaço de memória, tanto pelo seu acervo, quanto pelo que representa para a cultura da cidade, solicitamos Exmo. Governador Omar Aziz, que sendo o senhor, nosso representante maior, faça valer aqui no Amazonas, o que diz o MANIFESTO DA UNESCO para bibliotecas públicas:

A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais que só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse da informação que lhes permita exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação.

Nosso Movimento tem por fim ser uma ação pacífica e objetiva. Queremos unicamente sensibilizar a sociedade e as autoridades para que tomem medidas efetivas no sentido de agilizar a reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas. Reivindicamos uma resposta e pedimos uma data, para que possamos marcar um novo abraço, dessa vez de festa!

Movimento ABRE BIBLIOTECA!