MUSEU MEDIEVAL - MEDELTIDSMUSEET - ESTOCOLMO


Visitei treze Museus em Estocolmo em 2012, quando estive pela primeira vez nessa cidade e o Medeltidsmuseet (Museu Medieval) foi um deles e que me encantou profundamente, especialmente pelo grande interesse que tenho por Arqueologia e História.


Localizado em uma das áreas mais marcantes da capital, bem ao lado do Palácio Real, o espaço foi construído devido a um fabuloso achado arquelógico. Parte das muralhas que constam como o lugar das origens da cidade de Estocolmo foram encontradas e podem ser observadas. 


Para aqueles que tem interesse pela Idade Média, o espaço do Museu é um achado. Foram construídos um pouco do ambiente urbano com suas casas e personagens em tamanho natural para exemplificar como deveriam ser aqueles tempos, como na imagem abaixo aonde se pode ver elementos de uma padaria. 


É possível pressentir o ambiente de insegurança. A luz da noite, uma casa construída em madeira, se projeta de sua janela a imagem de uma pessoa com uma expressão de surpresa ou medo. O que ela poderá ter visto?



Foram reconstituídos também os ambientes de uma taberna e a expressão de cansaço de uma trabalhadora, bem como os utensílios comuns para o consumo de comidas e bebidas. 


O Museu oferece uma visão lúgubre quando se refere aos crimes e julgamentos. Alguns instrumentos de tortura podem ser observados e até sentidos. Em uma parte escura, os ruídos instigam pensar no terror sentido para aqueles que seguiam para forca e outras punições.


Estocolmo desde seus primórdios foi uma cidade marítima, muito se pode conhecer destes tempos por meio de navios naufragados e após terem sido recuperados, estão expostos em museus como Museu Vasa (o mais famoso de todos) e Museu Marítimo. No Museu Medieval é possível ver um que foi encontrado em 1930 durante os trabalhos de escavação do metrô de Estocolmo. 
 

Para mim, uma das cenas chocantes desse Museu se refere a questão das doenças. Uma mulher sentada no chão com o semblante resignado, aguarda sem nenhuma esperança o momento de sua morte. A média de vida adulta não era muito longa e os mais pobres sofriam de fome, frio e doenças tantas outras intempéries.  
  

O ambiente  do Museu é bastante didático e favorece compreender por meio dos espaços construídos muito da história dos primórdios da cidade e do modo de vida dos seus habitantes. As exposições podem nos levar a refletir sobre os tempos de hoje quando ainda vemos pelas ruas das nossas cidades muitos semblantes como o da mulher acima...mesmo passados tantos anos e com tantos avanços e conhecimentos adquiridos. 


O Museu Medieval é relativamente pequeno, mas riquíssimo de informações. O espaço é ideal para pessoas que não gostam de passar tantas horas em meio as exposições carregadas. É um Museu muito didático e particularmente para os apaixonados por Arqueologia, um ambiente interessantíssimo.

Fotos: Peter Janzon

Comentários