MUSEU MARÍTIMO EM ESTOCOLMO - SUÉCIA - SJÖHISTORISKA MUSEET


Localizado em uma região belíssima, o Museu Marítimo de Estocolmo, reúne uma vasta quantidade de informações sobre a história da marinha sueca em diversificados formatos, sejam artefatos, obras de arte, fotografias e modelos autênticos preservados que contam ações desse povo na busca pela conquista dos mares. 


Desde a entrada, ainda no piso térreo, o visitante se depara com um elemento incrível: a popa do barco Amphion, que era propriedade do Rei Gustav III da Suécia. A embarcação, carregada de história tinha inspiração no luxo da corte francesa em Versalhes e teve participação nas batalhas navais contra a Rússia em 1788 e 1890.


O Museu Marítimo de Estocolmo, possui  um acervo com mais de 100 mil modelos de navios, 1.500 quadros e 70 barcos originais. O local é riquíssimo em informações, muito bem equipado e com materiais que chamam muito atenção por oferecer interação entre passado, presente e futuro. 




Percebi que oferece espaço para atender toda a família. Além das exposições, há salas para oficinas e o que mais gostei foi do espaço no subsolo onde foi construído um mini-barco onde os pequenos podem brincar de desbravar também os mares.



Muito bom percorrer salas de museus e encontrar bibliotecas. O Museu Marítimo foi surpreendente até mesmo nesse sentido. Possui uma pequena biblioteca especializada em assuntos náuticos e conforme demonstra as imagens abaixo, haviam inclusive usuários fazendo uso do espaço. 




É gratuita  a entrada no Museu Marítimo em Estocolmo! Um dos poucos que não cobram ingresso e o bom é que espaço não perde para nenhum outro em qualidade e conforto.  Para saber mais acesse Sjöhistoriska Museet


O que posso dizer mais? Que após ver tantas salas com acervos riquíssimos em exposição, o visitante pode passear pelos arredores e vislumbrar lago, bosque...natureza, tudo em meio a lindas e enormes habitações privadas. Que lugar bonito!

Encerro essa postagem posando nesse lugar inesquecível com a camisa do Movimento ABRE BIBLIOTECA!!!


Imagens: Peter Janzon

Comentários