RIKHARDINKATU BIBLIOTECA - FINLÂNDIA

Foi no verão de 2015 que visitei Rikhardinkatu, a mais antiga Biblioteca pública da Finlândia. O espaço surpreende em todos os sentidos, seja pela grandeza, beleza, conforto e ao que tudo indica, pelos bons serviços oferecidos.

O edifício data de 1881 e um dado significativo é que foi o primeiro (dos países nórdicos), projetado especialmente para ser uma biblioteca pública, fator que constitui um orgulho para os finlandeses.

Rikhardinkatu foi até os anos 80 a principal biblioteca pública de Helsinki, hoje porém a cidade dispõe de mais de 40 bibliotecas, algumas belíssimas e comentadas em outros blogs por seus espaços arquitetônicos e serviços oferecidos.

O edifício antigo tem um aspecto de ambiente palaciano, suas janelas adornadas com cortinas, os lustres, as colunas e tantos detalhes tornam o ambiente mágico.

Na área térrea está localizado o setor infantil e o ambiente apresenta vasto acervo voltado para o público dessa categoria, sendo que em diferentes faixas etárias.

Os livros para atender as demandas pré-adolescentes estão também neste setor, porém em estantes e áreas sinalizadas.

Descobrir os recantos da Rikhardinkatu foi absolutamente interessante e mais rico ainda por termos recebido as informações diretamente da Bibliotecária chefe Heli Roisko que nos recebeu com a maior simpatia.

Uma das visões mais surpreendentes dessa Biblioteca é a escada em espiral que transpassa todos os níveis do edifício. A cor branca e os detalhes em marrom criam um contraste harmonioso junto as estantes cheias de livros.

Há livros em destaque em todos os andares. Estão acondicionados em espaços tipo aparadores e o interessante é que as capas coloridas também ajudam a promover a decoração.

É uma Biblioteca confortável e ampla. Nós provamos inclusive as poltronas e cadeiras que se espalham por várias salas e são muito boas. A iluminação também é excelente em todos os ambientes.

Do andar de cima é bonito observar o térreo e seu piso quadriculado. Nesse espaço haviam algumas obras de arte naquele momento em exposição.

Rikhardinkatu, compete com tantos outros espaços maravilhosos de bibliotecas, mas ainda é considerada uma das mais frequentadas bibliotecas da capital finlandesa.

Foi a única biblioteca pública que pude conhecer em Hensinki e gostei especialmente por sua trajetória histórica e por ser ainda um espaço tão relevante na vida cultural do país. Agradeço a Bibliotecária Heli Roisko pela atenção dispensada.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon