LIVRARIA VALER, MEU ADEUS!

Desde que foi seu anunciado o fechamento da Livraria Valer, pensei em deixar algumas palavras refletindo sobre a sua importância para a cultura leitora da cidade de Manaus, mas principalmente destacando que foi por meio do casamento da Editora com a Livraria que tivemos acesso a uma vasta gama de trabalhos significativos sobre a temática amazônica.

Em várias cidades do mundo, tradicionais livrarias vem sofrendo mudanças e muitas tem seguido o mesmo destino, contudo é importante saber que a vida é feita de ciclos e a Livraria Valer cumpriu com maestria seus 25 anos de atividades na cultura amazonense.

Eu tive a honra de ter Lia sempre Lia, meu primeiro livro infantil publicado pela Editora Valer e lançando nas dependências da Livraria. Era a realização de um sonho, como creio, foi para tantos outros escritores amazonenses que tiveram suas obras publicadas e lançadas nessa Casa.

Apesar de saber que a Editora ainda continuará a desenvolver suas atividades, o fechamento deixará um vazio no endereço da Ramos Ferreira, 1195, Centro. Ao escrever essas linhas, sinto o mesmo sentimento de quando me despedia da Arqueólogo, a melhor loja de livros de segunda mão que Manaus já teve...

A Livraria Valer era especial e estará sempre em nossas lembranças! Agradeço a atenção de todos os que ali me receberam e atenderam com profissionalismo e cordialidade.

Fotos: Peter Janzon