BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA - EGITO

Biblioteca de Alexandria, conhecem né?

Passei pelo Egito em 2010 e visitei a biblioteca na companhia das colegas bibliotecárias Deize Albernaz e Alessandra Gomes.

Do lado de fora tem um pátio com grande circulação de pessoas, algumas lojinhas, uma espécie de pracinha.

Pros desavisados a entrada na biblioteca não é gratuita, nem mesmo para os nativos. Usuários precisam pagar uma espécie de mensalidade pra ter acesso. E a biblioteca não se esforça pra ser convidativa, porque tinha uma fila grande pra entrar e um sistema de segurança meio chato pra passar na roleta, guardar mochila, essas coisas.

Dentro da biblioteca os visitantes passam primeiro por um espaço de exposições. Na nossa visita havia uma exposição sobre prensas e tipógrafos antigos, não sei dizer se é uma exposição permanente.

A partir desse ponto o visitante já tem a visão total da biblioteca, que é uma das coisas mais interessantes em Alexandria.

Além das mesas de estudos cheias de gente, várias outras salas estavam ocupadas com atividades. Em uma delas estava rolando um treinamento de bases de dados para bibliotecárias egípcias.

Tem tudo dentro da biblioteca: acervo geral, periódicos, mapoteca, museu, espaço de exposições, salas de treinamentos, salas de restauração, biblioteca infantil, etc.

A biblioteca pelo lado de fora é incrivel também.

E um pouco dos arredores: