STOCKHOLMS STADSMUSEUM - BIBLIOTECA


Comentei em outro post sobre Stockholms Stadsmuseum, um dos bons Museus de Estocolmo que atualmente está fechado para reformas. Em 2012 quando o visitei, tive acesso também a sua Biblioteca e é sobre ela que apresento algumas imagens e informações.


A Biblioteca estava instalada em uma sala do térreo do edifício. O ambiente era atraente e propício às pesquisas especializadas sobre a evolução histórica da cidade de Estocolmo. 


O acervo (que está disponível em outro espaço) é formado em grande maioria por fotografias, mapas, documentos e publicações sobre seus edifícios, ruas, praças, equipamentos urbanos e muito mais do espaço da cidade. 



Recuperando dados sobre as minhas anotações na época, soube que trabalhavam ali uma equipe multidisciplinar formada por duas bibliotecárias, um arquiteto, um arquivista, dois antropólogos e um arqueólogo. A média de visitas era em torno de 150 usuários por semana. 


Fomos muito bem atendimentos nessa Biblioteca. Tardiamente, agradeço às Bibliotecárias que posaram comigo na foto acima, bem como com o cartaz do Movimento Abre Biblioteca prestando seu apoio para a luta pela abertura da Bibliotecas Pública do Amazonas fechada por mais de cinco anos.

P.S. No Amazonas existe a pequena biblioteca do Grupo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira - NEPECAB, sei o quanto os interessados por estudos de cidades no Amazonas lutam com as dificuldades de acesso as fontes de informação para o avanço de suas pesquisas. Quem dera tivéssemos uma biblioteca com estrutura como essa. 


Fotos: Peter Janzon

Comentários