BROWARD COUNTY LIBRARY - BIBLIOTECA PÚBLICA FORT LAUDERDALE


Em 2014 visitamos alguns países na Europa, bem como uma cidade nos Estados Unidos, sempre com o propósito de conhecer ao menos uma biblioteca pública e um museu. Dessa experiência visitamos em Fort Lauderdale, na Flórida, a Broward County Library, grande e bem equipada biblioteca que nos deu uma visão sobre espaços de bibliotecas públicas naquele país. 


Era novembro quando lá estivemos e pudemos constatar que essa, que é a principal biblioteca pública local, passava por reformas, contudo boa parte das instalações já estavam acessíveis. 

Soubemos que as obras duraram cerca de nove anos e que geraram redução de horário no seu funcionamento, fator que trouxe perdas de atendimento aos usuários.


A Broward County foi reaberta efetivamente em dezembro de 2014 com uma gama de serviços inovadores (muitos dos quais, em novembro pudemos observar), o lugar apresentava uma série de ações voltadas para fomentar acesso à informação, a cultura e a recreação.


Do ponto de vista arquitetônico, gostei especialmente dos espaços que se apresentavam com níveis circundantes, que oferecem oportunidades de observar outros ambientes da biblioteca, inclusive áreas com piscinas e árvores como jardins internos. 


O lugar impressionava pela amplitude. Era possível fotografar várias áreas sem usuários, mesmo constatando que haviam muitas pessoas no ambiente da biblioteca. 


Com vários andares, a Biblioteca se apresenta com acervos voltados para diversas áreas do conhecimento, bem com dispõe não apenas de revistas e livros impressos, mas também de obras disponíveis em formato digital, bem como produções em CD e DVD's, de músicas e filmes.

No tocante aos serviços disponibilizava atividades que iam desde clubes de livros, espaços de criação com equipamentos tecnológicos, aulas de informática e outros. 


Nos dias atuais, conforme destaca o site da Broward County Library:
[...] tem mais de um milhão de titulares de cartão de biblioteca que podem escolher entre mais de três milhões de materiais de biblioteca para uso público. A biblioteca recebe 90.000 pedidos de itens em espera por mês.
Os dados acima foram coletados no site da Instituição no dia 9 de novembro de 2016. Dia em que foram divulgados os resultados das eleições nos Estudos Unidos, com o ganhador Donald Trump (Meu Deus!!!).


Os usuários da Biblioteca podem fazer empréstimos de todo acervo e dispõe da opção de devolver materiais em qualquer outras das cinco bibliotecas regionais. 


E encontramos livros infantis com idioma em Português para atender leitores de Portugal e do Brasil. Os acervos eram fabulosos!


Abaixo, detalhe de um painel que decorava a área infantil. 


O espaço infantil (nesse dia), por volta das 11 horas da manhã não apresentava muito da alegria peculiar de uma biblioteca reservada para as crianças. 


A principal biblioteca de Fort Lauderdale dispõe além das áreas destinadas para pesquisas, áreas para uso de computadores, galerias de arte e auditório. Haviam belas exposições naquele período, mas passados tanto tempo não mais convém colocá-las aqui.

É uma biblioteca bastante premiada, para saber quais prêmios recebeu acesse o link sublinhado. Os prêmios destacam aspectos que envolvem inovação e criatividade.


Por que optei por escrever sobre o espaço dois anos depois que realizamos a visita? Porque estando relacionada aos Estados Unidos quis aproveitar para registrar o que vimos, bem como destacar que esperamos que o novo governo continue investindo em bibliotecas públicas.

A Broward County Library, realmente nos pareceu uma excelente biblioteca, espero que mais pessoas possam fazer bom uso desse espaço.

Veja também: 

Comentários