A GRANDE MESA DE LIVROS - SUÉCIA - VÄRLDENS LÄNGSTA BOKBORD

Aconteceu, domingo, dia 19 de agosto de 2012, o encerramento do Festival de Cultura de Estocolmo, levando para as ruas da cidade, milhares de pessoas que puderam usufruir de variada programação.

Dessas, a que mais chamou minha atenção foi o que eles chamam “a grande mesa de livros”, que aconteceu no horário entre as 11:00 até as 18:00, uma ação maravilhosa, voltada para os amantes do livro e da leitura.

Com cerca de 600 mesas organizadas em filas duplas, formou-se, na rua Drottninggatan, uma enorme feira com expressiva quantidade e variedade de materiais bibliográficos em exposição.

Com preços incríveis, o grande público que por lá passou, usufruiu da oportunidade de adquirir raridades. Eu por exemplo, comprei O pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, em sueco, numa encadernação linda, ao preço de 20 coroas (5 reais).

Além dos livros, era possível comprar também discos, cds, dvds e outros variados tipos de produção do conhecimento.

Fiquei muito contente por reencontrar a querida Regina Bogestam que trabalha na Biblioteca Internacional de Estocolmo e que tão bem me recebeu, quando de minha visita. Também essa Biblioteca, trouxe para compor a grande mesa, vários livros para serem desbastados em variados idiomas, inclusive em português. Claro que aproveitei para comprar alguns títulos.

Levei para Regina, o cartaz do Movimento ABRE BIBLIOTECA, no qual ela também pode mostrar sua solidariedade com a nossa Biblioteca Pública do Amazonas, fechada há mais de cinco anos.

Foi uma tarde de mais de quatro horas de caminhada, observando livros e materiais num idioma que infelizmente não entendo, mas que sei, é bastante lido em todos os cantos desse incrível país. Um detalhe interessante dessa rua é que foram fixadas frases de August Strindberg, escritor sueco que esse ano completa cem anos de falecimento e está sendo muito homenageado.

A frase acima diz "Amar é doar-se; doe-se!" Bonito conselho de Strindberg!!!

Fotos: Peter Janzon