A GRANDE MESA DE LIVROS - SUÉCIA - VÄRLDENS LÄNGSTA BOKBORD



Aconteceu, domingo, dia 19 de agosto de 2012, o encerramento do Festival de Cultura de Estocolmo, levando para as ruas da cidade, milhares de pessoas que puderam usufruir de variada programação.

Dessas, a que mais chamou minha atenção foi o que eles chamam “a grande mesa de livros”, que aconteceu no horário entre as 11:00 até as 18:00, uma ação maravilhosa, voltada para os amantes do livro e da leitura.




Com cerca de 600 mesas organizadas em filas duplas, formou-se, na rua Drottninggatan, uma enorme feira com expressiva quantidade e variedade de materiais bibliográficos em exposição.




Com preços incríveis, o grande público que por lá passou, usufruiu da oportunidade de adquirir raridades. Eu por exemplo, comprei O pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, em sueco, numa encadernação linda, ao preço de 20 coroas (5 reais).


Além dos livros, era possível comprar também discos, cds, dvds e outros variados tipos de produção do conhecimento.


Fiquei muito contente por reencontrar a querida Regina Bogestam que trabalha na Biblioteca Internacional de Estocolmo e que tão bem me recebeu, quando de minha visita. Também essa Biblioteca, trouxe para compor a grande mesa, vários livros para serem desbastados em variados idiomas, inclusive em português. Claro que aproveitei para comprar alguns títulos.

Levei para Regina, o cartaz do Movimento ABRE BIBLIOTECA, no qual ela também pode mostrar sua solidariedade com a nossa Biblioteca Pública do Amazonas, fechada há mais de cinco anos.


Foi uma tarde de mais de quatro horas de caminhada, observando livros e materiais num idioma que infelizmente não entendo, mas que sei, é bastante lido em todos os cantos desse incrível país. Um detalhe interessante dessa rua é que foram fixadas frases de August Strindberg, escritor sueco que esse ano completa cem anos de falecimento e está sendo muito homenageado.


A frase acima diz "Amar é doar-se; doe-se!" Bonito conselho de Strindberg!!!

Fotos: Peter Janzon

Comentários

  1. Amiga, estou acompanhando sua experiência pelo Google Reader e me emocionando junto com você. Que gostosa essa sua viagem.
    Fico mais feliz por saber que vc está aproveitando ao máximo tudo isso, porque és paixão.
    Obrigada por compartilhar conosco seus passos.

    Agora, se eu poder te dar um conselho seria: aprende esse idioma urgente, fia. Você eh esperta, aprende rápido e só tem a ganhar. Entra numa aula amanhã, amiga.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nádia minha amiga querida! Suas doces palavras sempre tão carinhosas me dão o maior orgulho! Me sinto feliz por tê-la no meu ciclo de amigos. Obrigada!!! Vou estudar inglês, isso sim, está me fazendo muita falta!!!!

      Grande beijo para você e Alisson!!

      Excluir

Postar um comentário