ROMA - MUSEU A CÉU ABERTO

O Coliseu, com Astrid Lima, estampando a marca do Movimento ABRE BIBLIOTECA.

Visitar a Itália era um dos meus destinos de sonhos, tanto pelos aspectos que envolvem o patrimônio histórico, artístico e cultural, quando pela ideia de reencontrar minha querida amiga Astrid Lima, que mora nesse país, há 19 anos.

Fórum Romano, principal centro comercial da Roma Antiga.
Há poucos dias, tive essa possibilidade e pude conhecer um pouco, de Roma, a capital da Itália, mas também outras pequenas e belas cidades que possuem expressões arquitetônicas e artísticas preservadas.

Astrid Lima fez belas fotos enquanto passávamos por entre monumentos e ruínas antigas.
Nessa postagem, escrevo apenas para registrar um pouquinho das belezas que vi e para confirmar o que já pensava sobre os romanos...eles eram incríveis e vendo de perto os monumentos oriundos do Império Romano e também do período do Renascimento, fiquei ainda mais fascinada por toda a engenhosidade desse povo que criou tanto e tão belas coisas, num tempo tão longínquo.

O Fórum Romano, recebe  inúmeros turistas todos os dias.
Roma, que já foi no passado um grande império, hoje, atrai de forma muito vibrante, grande quantidade de turistas, ávidos por conhecer as heranças preservadas que fazem dessa cidade, um museu a céu aberto.

Biblioteca Angelica, primeira biblioteca aberta ao público na Europa, em 1604.

Biblioteca Casanatense, fundada em 1701.
Infelizmente, uma semana é pouco tempo para ver tudo que a “cidade eterna” (como Roma é chamada), tem a oferecer, mas deu para visitar, além de duas bibliotecas muito antigas e lindas, (Biblioteca Angelica e Biblioteca Casanatense), a Basílica de São Pedro, no Vaticano, também a Igreja de Santo Inácio de Loyola, a Praça Navona (onde fica a embaixada e o consulado brasileiro), o Panteão, o Foro Romano e o Coliseu.

Templo dedicado a todos os deuses do panteão romano. Sua cúpula é belíssima.

Um chafariz da Praça Navona

Detalhe de uma estátua, Praça Navona
Das vezes em que passei pela cidade, do interior do carro ou do trem, meus olhos cruzaram com lindas praças, outras igrejas, vários monumentos, estátuas, edifícios, afrescos, detalhes...Roma, é uma cidade para encher os olhos!!!

Basílica de São Pedro, Vaticano

Agradeço, mais uma vez à Astrid Lima que mesmo cansada, me acompanhou por todos os lugares com o maior carinho. Agradeço também pelas conversas que travamos por dias afins e pelo apoio ao Movimento ABRE BIBLIOTECA, que por sinal, desde o princípio, ela muito estimulou.

Fotos: Astrid Lima e Soraia Magalhães