ROMA - MUSEU A CÉU ABERTO
O Coliseu, com Astrid Lima, estampando a marca do Movimento ABRE BIBLIOTECA. |
Visitar a Itália era um dos meus destinos de sonhos, tanto pelos aspectos que envolvem o patrimônio histórico, artístico e cultural, quando pela ideia de reencontrar minha querida amiga Astrid Lima, que mora nesse país, há 19 anos.
Há poucos dias, tive essa possibilidade e pude conhecer um pouco, de Roma, a capital da Itália, mas também outras pequenas e belas cidades que possuem expressões arquitetônicas e artísticas preservadas.
Nessa postagem, escrevo apenas para registrar um pouquinho das belezas que vi e para confirmar o que já pensava sobre os romanos...eles eram incríveis e vendo de perto os monumentos oriundos do Império Romano e também do período do Renascimento, fiquei ainda mais fascinada por toda a engenhosidade desse povo que criou tanto e tão belas coisas, num tempo tão longínquo.
Roma, que já foi no passado um grande império, hoje, atrai de forma muito vibrante, grande quantidade de turistas, ávidos por conhecer as heranças preservadas que fazem dessa cidade, um museu a céu aberto.
Infelizmente, uma semana é pouco tempo para ver tudo que a “cidade eterna” (como Roma é chamada), tem a oferecer, mas deu para visitar, além de duas bibliotecas muito antigas e lindas, (Biblioteca Angelica e Biblioteca Casanatense), a Basílica de São Pedro, no Vaticano, também a Igreja de Santo Inácio de Loyola, a Praça Navona (onde fica a embaixada e o consulado brasileiro), o Panteão, o Foro Romano e o Coliseu.
Um chafariz da Praça Navona |
Das vezes em que passei pela cidade, do interior do carro ou do trem, meus olhos cruzaram com lindas praças, outras igrejas, vários monumentos, estátuas, edifícios, afrescos, detalhes...Roma, é uma cidade para encher os olhos!!!
Basílica de São Pedro, Vaticano |
Agradeço, mais uma vez à Astrid Lima que mesmo cansada, me acompanhou por todos os lugares com o maior carinho. Agradeço também pelas conversas que travamos por dias afins e pelo apoio ao Movimento ABRE BIBLIOTECA, que por sinal, desde o princípio, ela muito estimulou.
Fotos: Astrid Lima e Soraia Magalhães
Comentários
Postar um comentário