BJÖRKHAGEN BIBLIOTEK - BIBLIOTECA PÚBLICA - SUÉCIA

Até o momento, tenho falado super bem das bibliotecas públicas na Suécia, pois são realmente exemplares. Das 44 bibliotecas públicas existentes em Estocolmo, todas as que pude ver até o momento, estão localizadas nas proximidades das entradas e saídas do metrô, sempre possibilitando em maior ou menor escala, uma visão de acessibilidade.

Com a Biblioteca de Björkhagen pude constatar que também é assim. Bem localizada, desde longe é possível identificar o edifício.

Possui ambiente destinado à adultos e crianças, bem como, acervo em diversos idiomas, coisa comum à todas as bibliotecas públicas suecas. No dia em que visitei o local, não haviam muitos usuários adultos, mas na seção infantil sim, mães e pais estavam lá com suas crianças.

Apesar de ser a menor de todas as bibliotecas vista, percebi que é bonita e com bom acervo. Bem iluminada, oferece conforto em todos os ambientes, contudo (ao que parece) possui poucos profissionais para atender aos usuários. A bibliotecária que lá estava, não era efetiva do quadro e não soube apontar com precisão essa informação.

Espero que a Suécia, um país com excelentes recursos e que investe fortemente em cultura e educação, não permita, que assim como o Brasil, haja perda da qualidade nos serviços. Para isso, é preciso pensar no material humano, pois mais do que edifícios e acervos, é importante que todas as bibliotecas disponham de profissionais qualificados para a realização de serviços de referência, mediação de leitura e tantos outros.

Apesar disso, a Biblioteca de Björkhagen possui voluntários que dedicam um pouco do seu tempo para oferecer acesso ao conhecimento à aqueles que necessitam.

É o caso da senhora Annika Rosén, que participa de um projeto realizado em parceria com a Cruz Vermelha que tem por finalidade ajudar nos estudos de língua estrangeira e outras áreas do conhecimento.
É o que eles chamam de ajuda nas lições de casa. Um bonito trabalho feito com dedicação!

Fotos: Peter Janzon