BJÖRKHAGEN BIBLIOTEK - BIBLIOTECA PÚBLICA - SUÉCIA


Tenho falado super bem das bibliotecas públicas na Suécia, pois são realmente exemplares. Das 44 bibliotecas públicas existentes em Estocolmo, todas as que pude ver estão localizadas nas proximidades das entradas e saídas do metrô, sempre possibilitando as melhores medidas de acessibilidade.


Com a Biblioteca de Björkhagen pude constatar que também é assim. Bem localizada, desde longe é possível identificar o edifício. 



Possui ambiente destinado à adultos e crianças, bem como, acervo em diversos idiomas, coisa comum à todas as bibliotecas públicas suecas. No dia em que visitei o local, não haviam muitos usuários adultos, mas na seção infantil sim, mães e pais estavam lá com suas crianças. 


Apesar de ser a menor de todas as bibliotecas vistas até o momento, percebi que é bonita, bem cuidada e possui decoração estilizada, fator que cria mais harmonia e personalidade ao ambiente.  


No dia em que realizava a visita trabalhavam poucas pessoas no local, mas o ambiente era tranquilo e harmonioso.


Apesar da presença de poucos funcionários, a Biblioteca de Björkhagen possui voluntários que dedicam um pouco do seu tempo para oferecer acesso ao conhecimento à aqueles que necessitam. 


É o caso da senhora Annika Rosén, que participa de um projeto realizado em parceria com a Cruz Vermelha que tem por finalidade ajudar nos estudos de língua estrangeira e outras áreas do conhecimento.

É o que eles chamam de ajuda nas lições de casa. Um bonito trabalho feito com dedicação!

Fotos: Peter Janzon

Comentários