BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi fundada em 1953 e desde então, vem contribuindo para o desenvolvimento do Estado, na formação de profissionais de diferentes áreas de conhecimento em nível de graduação e pós-graduação.

Tive a oportunidade de conhecer um pouquinho dos espaços físicos dessa instituição, tendo em vista que aconteceu no Campus do Bacanga, a 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e claro, estando lá pude visitar a Biblioteca Central.

Na oportunidade, conversei com a Bibliotecária Suênia Oliveira Mendes, que me falou da existência do Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB) que atua em quinze bibliotecas setoriais espalhadas pelos Campus, atendendo vários cursos.

Visitei apenas a área reservada a Biblioteca Central, pois o tempo era curto e as distâncias enormes. Gostei do que encontrei, apesar do dia atípico, pois a Biblioteca também estava envolvida nas ações da SBPC, fator que não me permitiu conhecer aspectos do acervo ou o ir e vir dos usuários.

Mas pude conhecer um serviço chamado "Espaço de Valorização dos Artistas da UFMA”, que consiste numa atividade que funciona em área adaptada como galeria de arte para revelar talentos vinculados a comunidade universitária, num ambiente intercultural.

Fui muito bem recebida nessa Biblioteca. O bom foi poder conhecer além do espaço físico, as informações sobre a expansão do novo prédio, serviços e também novos colegas, como Suênia e Carlos Wellington Martins, Bibliotecários que tem o desejo de contribuir para os avanços não apenas da biblioteconomia, mas com a cultura de sua cidade.

Sabendo que a Biblioteca Pública desse estado, assim como a do Amazonas está fechada, aproveitei para pedir a colaboração dos colegas para o movimento ABRE BIBLIOTECA!

Estive em São Luis, em julho de 2012, naquele período havia uma promessa de que a Biblioteca Pública Benedito Leite reabriria no dia 30 de setembro. Faltava somente um dia...Será que reabre amanhã???...adoraria saber notícias positivas para poder divulgá-las aqui no Caçadores de Bibliotecas!

Fotos: Soraia Magalhães