MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA - SETEMBRO 2012

Após longo período de férias, o maior que já fiz em toda a vida, quando pude conhecer realidades em termos de bibliotecas, transportes públicos e ações de cidadania (em outros países e cidades), estou de volta à Manaus e com o sonho de encontrar melhorias.

Contudo, mesmo distante, ao acompanhar informações sobre Manaus, soube de uma atrocidade que não posso deixar passar em branco, por isso aproveito para registrar, assim como muitos internautas já o fizeram, minha indignação pelo corte de uma árvore retirada da lateral do Teatro Amazonas, no centro histórico de Manaus.

Ontem, fui ver o que restou da desastrosa ação realizada pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A alegação foi de que a árvore estava doente e precisava ser retirada. Seria interessante que os órgãos competentes apresentassem laudos e esclarecessem muito bem a sociedade antes de tomar esse tipo de medida.

Ao que parece serão replantadas outras árvores na área central da cidade...e para tal serão retiradas várias outras...Qual será o custo de tais operações?

O certo é que a população que frequenta o local e que buscava amenizar na sombra dessa árvore um pouco do calor amazônico, só tem agora uma enorme cicatriz.

Quanto ao sonho por uma Manaus com mais acesso a cultura e direito a informação, continuo buscando. Após deixar o Largo de São Sebastião, descemos a rua Barroso, minha irmã Iara Magalhães e eu, rumo a Biblioteca Pública do Amazonas.

Fomos ver se havia alguma mudança, pois haviam sido ventilados comentários sobre a retirada dos tapumes que segrega o acesso da população com o edifício da Biblioteca. Infelizmente não era verdade. Está tudo do mesmo jeito.

Iara, assim, como tantas pessoas também cedeu sua imagem para o Movimento Abre Biblioteca! E eu, aproveito o ensejo para lembrar novamente a necessidade de acompanharmos o cumprimento dos prazos para a reabertura.

Vamos ver...setembro está prestes a acabar. O último prazo dado foi 30 de outubro. Que tal recomeçarmos no dia 1 de outubro nova contagem regressiva???

Fotos Soraia Magalhães e Iara Magalhães