REVISTA VALER CULTURAL

No dia 24 de agosto de 2012, recebi um agradável email enviado pelo senhor Alvaro Marques de Oliveira apresentando a Revista Valer Cultural (número 2), que trás como matéria de capa, o título "Uma biblioteca na floresta". O email, dizia:

Prezada Soraia,

Parabéns pela bela defesa e apresentações que você faz das bibliotecas e dos bibliotecários. Vi aqui:

http://cazadoresdebiblioteca.blogspot.com.br/2011/10/biblioteca-municipal-de-humaita.html. Gostariamos de te enviar uma assinatura de cortesia da Revista Valer Cultural. O n. 2, que está em circulação e trás uma reportagem interessante sobre a biblioteca de Humaitá, fundada em 1890. Por favor informe o seu endereço para entrega. Podemos enviar também para os seus colegas bibliotecários do Amazonas e de Roraima, que você indicar. A revista tem recebido muitos elogios, mas precisamos dos bibliotecários como leitores críticos. Eles podem avaliar o nosso trabalho e contribuir com comentários valorosos para que a revista se torne cada vez mais útil e interessante. Contamos com a sua opinião. É importante.
Estava viajando quando as revistas chegaram em minha casa, mas tão logo retornei a Manaus, li com gosto a matéria que coloca em elevado grau de importância, uma biblioteca na história de uma cidade, neste caso, a cidade de Humaitá.

Aproveito para parabenizar o jornalista Marcus Stoyanovith, responsável pela matéria que remonta em seu texto, as origens, o apogeu, os percalços e a situação atual da Biblioteca de Humaitá, hoje Biblioteca Ferreira de Castro.

Mandei email contando sobre a revista para vários amigos bibliotecários e profissionais de outras áreas. A revista é muito bonita e com excelente conteúdo. Gostei especialmente da entrevista do Professor Auxiliomar Ugarte que aponta informações sobre suas pesquisas contidas no livro Viagem aos sertões dos bárbaros.

Respondendo ao email do Senhor Álvaro, que pedia uma opinião, o que posso dizer é que gostei tanto do material, que para ajudar na disseminação, outro dia ao encerrar uma palestra onde contava minhas experiências em busca de bibliotecas, para os alunos da Especialização em Bibliotecas Escolares da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, falei sobre a revista e a matéria de capa. Ao final, sorteei alguns exemplares entre os presentes. Foi um sucesso.

Desejo aos editores da Revista Valer muito êxito nesse trabalho que aponta como mais uma alternativa de qualidade, na disseminação de informações na cidade de Manaus e sugiro que façam mais e mais matérias com o tema biblioteca e leitura.

Fotos: Soraia Magalhães e Phâmela Lima