PALESTRAS PARA ALUNOS DA ESPECIALIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES - UFAM

Fazia algum tempo que não visitava a Universidade Federal do Amazonas - UFAM, mas hoje, atendendo ao convite da Professora Tatiana Fernandes, do Departamento de Biblioteconomia, ministrei uma palestra para os alunos da Pós-Graduação em Bibliotecas Escolares, apontando informações sobre o que venho realizando junto ao Blog Caçadores de Bibliotecas.

A ideia foi tentar motivar os ouvintes quanto a percepção dos benefícios que os blogs podem representar no campo da disseminação de informações e o poder que dispõe em atrair olhares e influenciar até mesmo o gosto pela leitura.

Sobre meu trabalho, apontei a metodologia utilizada, bem como alguns lugares visitados e experiências vividas em bibliotecas de Manaus e outras cidades do Brasil e do mundo.

Muito especial também compartilhar o tempo com a minha querida amiga Katty Anne Nunes, que esbanjou simpatia e talento, em sua palestra relatando as atividades que vem realizando como bibliotecária de uma escola da rede pública de ensino municipal de Manaus. Com certeza todo seu empenho, determinação e dedicação ao trabalho motivou a todos!

Ao final das falas e perguntas, um momento super descontraído. Havia levado para sortear entre os presentes, alguns exemplares da revista Valer Cultural, que trás o artigo de capa "Uma biblioteca na floresta". Esse artigo por sinal, muito bem escrito, reconstitui informações sobre a Biblioteca Ferreira de Castro, biblioteca municipal de Humaitá.

Foi uma noite muito agradável, por isso, aproveito o ensejo para expressar minha gratidão a Tatiana Fernandes pelo convite, que me proporcionou falar do amor que dedico às coisas da biblioteconomia e do trabalho que realizo junto aos Caçadores de Bibliotecas.

O Blog Caçadores de Bibliotecas nasceu em abril de 2010, enquanto atuava como professora substituta ministrando a disciplina Planejamento em Biblioteconomia (acho que possui outra nomenclatura agora), na época, solicitei aos meus alunos, visitas a no mínimo, dez unidades de informação para que apontássemos aspectos positivos e negativos dos lugares visitados e assim pudêssemos pensar os aspectos que envolvem as práticas de planejamento. Assim como os alunos, também visitei dez e fui a primeira a apresentar as minhas considerações em sala de aula...