PCE - RELATOS ORAIS, LEITURA E IMAGINÁRIO NA VISÃO DA COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO

Alunos da Escola Santo Antônio, com a gestora Lucilene Sarge,
Joana Verçosa (apoio técnico) e a professora Iara Magalhães, coordenadora do projeto

Várias pessoas incentivam minhas ações junto ao Caçadores de Bibliotecas e uma dessas é minha irmã Iara Magalhães, professora da rede Municipal de Ensino (SEMED), que na última quinta-feira (21 de junho), participou junto com seus alunos da Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola (PCE).

Com o trabalho intitulado Relatos orais, leitura e imaginário na visão da comunidade Santo Antônio, o projeto objetivava estimular o interesse dos alunos para as atividades de leitura e escrita, buscando valorizar a importância dos registros de relatos orais em uma comunidade rural da cidade de Manaus .

Foi um trabalho que vi nascer e crescer. E foi por meio dele, que as crianças envolvidas, puderam passar pelas etapas da construção de um estudo científico, com base nos aspectos da oralidade e o resgate de informações adormecidas na memória dos moradores da localidade. O trabalho, além de trazer a tona histórias cheias de elementos fantásticos, proporcionou aos envolvidos a produção de textos mais elaborados e até bem engraçados, com ilustrações muito bonitas.

Capa do livrinho que contém os relatos fantásticos e as ilustrações

Conhecia o trabalho apenas de forma superficial, pois Iara sempre me dizia como estava o andamento. Vê-lo pronto foi o máximo, haja vista que a pesquisa deu origem a um pequeno livro que resgata aspectos culturais e eleva (com certeza) a autoestima dos moradores da comunidade Santo Antônio, sejam dos entrevistados ou de todos os demais envolvidos.

Escrevo essas poucas linhas para parabenizar minha irmã que agora está em merecidas férias e para lhe dizer que apesar de todas as dificuldades que envolvem o fazer científico, há ao final de cada jornada o prazer da conquista.

Iara me contou que o momento sublime para ela, não veio apenas com a apresentação oral ou em painel, que seus alunos tiveram que passar, mas com a constatação do sorriso estampado no rosto de cada um, bem como a percepção de que esse momento não será esquecido. Ao final das atividades, seus alunos (que ainda são crianças) corriam, brincavam e exultavam de alegria. Parabéns Mana!

A equipe reunida antes de retornar para a Comunidade Santo Antônio

O Programa Ciência na Escola, é financiado pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e estimula a realização de pesquisas em diversificadas áreas do conhecimento.

Fotos: Soraia Magalhães