MUSEU AMAZÔNICO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Faz tempo que não faço nenhuma postagem sobre museus e hoje quero privilegiar o Museu Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Localizado na área central de Manaus, funciona num antigo casarão, oferecendo acesso a rico acervo etnográfico e arqueológico.

Possui uma biblioteca especializada em assuntos amazônicos, para a qual farei uma postagem a parte, especialmente por que este espaço foi de grande valia, durante meus estudos no período do mestrado.

O Museu Amazônico, realiza exposições permanentes, apresentando acervo próprio composto por artefatos cerâmicos (urnas funerárias, vasilhas, adornos, utensílios de rituais) e outros tipos de artefatos relacionados a ocupação humana na região amazônica. Apresenta também exposições temporárias, que podem ser originárias de materiais cuja guarda pertence a outras instituições ou de obras de artistas locais.

É um importante espaço voltado para as práticas da pesquisa, ensino e extensão que permite as condições de acesso a informações sobre a Amazônia e suas culturas. Foi criado em 1975 e implementado em 1989, sendo inaugurado porém, em 1991. É um espaço que deve ser visitado e valorizado por todos!

De vez em quando, vou ao Museu Amazônico para levar algum amigo que esteja conhecendo à cidade. É sempre um enorme prazer visitar esse espaço, não apenas para poder apreciar as exposições, mas para também, rever minha querida amiga Carolina Brandão que atua de forma muito motivada nas ações culturais do Museu Amazônico.

Localização: rua Ramos Ferreira, 1036, no Centro Histórico.
Horário de Funcionamento: 08 às 12 - 14 às 17
De: Segunda a Sexta-feira