CENTRO DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL/CETI GLÁUCIO BENTES GONÇALVES - PARINTINS



Tive a oportunidade de conhecer o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Gláucio Bentes Gonçalves, em Parintins (município distante 420 Km de Manaus por via fluvial), onde foi realizado em 11 de junho de 2012, o Seminário de Avaliação do Programa Ciência na Escola - PCE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam.

Além de fazer as fotos do evento, fiquei satisfeita por puder acompanhar toda a apresentação dos jovens, que, por nove meses realizaram pesquisas e nesse momento apontavam os resultados. 

Claro que estando numa escola, não podia deixar de buscar informações sobre à biblioteca, que por sinal, possui ótima estrutura. Na hora em que cheguei, havia uma turma de estudantes que estando sem professor, haviam sido encaminhados para o local para realizar leituras.



A biblioteca do Ceti Parintins, oferece serviços de empréstimo domiciliar e local. Possui um acervo formado por livros de diversas áreas do conhecimento com ênfase para literatura, história, geografia, língua portuguesa e outros. Possui seis mesas, trinta e seis cadeiras e dez computadores, sendo que apenas um com acesso a internet. 

Tem capacidade para receber mais de 40 pessoas, em um ambiente claro e climatizado. O responsável pela biblioteca é o Professor readaptado Mozart Garcia Batista, que  tendo atuado como educador por 27 anos, aguarda o prazo para aposentadoria em breve.

Perguntei ao Senhor Mozart se ele gostava de atuar na biblioteca. "Não gosto de trabalhar na biblioteca. Gosto da sala de aula, lá tinha mais autonomia. Na biblioteca as vezes me perguntam sobre um livro ou assunto, as vezes não sei localizar." Mozart comentou.





Outro problema observados por senhor Mozart, ocorre durante o intervalo quando muitos estudantes querem ficar na biblioteca, não para ler, mas para ficar rindo, conversando. "Nesse momento, quando há excesso de pessoas querendo entrar no local, é necessário fechar a porta para conter o volume. Todos os dias, cerca de 50 a 60 estudantes visitam a biblioteca do Ceti." Finalizou.

Não devemos censurar o posicionamento do senhor Mozart, afinal sua formação foi voltada para atuar em sala de aula e nesse caso, ele se vê obrigado a desempenhar um papel para o qual não tem domínio e não se sente preparado. 

Os Ceti's representam um projeto de infraestrutura na área educacional no Amazonas. A unidade de Parintins, possui uma estrutura muito boa, com 24 salas de aulas, refeitório, cozinha, campo de futebol, quadra poliesportiva, piscina, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, auditório e ambientes administrativos. Atende mais de 900 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. 

Tive a oportunidade de ver tudo de perto e até almoçar no local, junto aos estudantes e com minha amiga Esterffany Martins.


Fotos: Soraia Magalhães
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário