BARCO DO LER PARA CRESCER - VILA DE JANAUACÁ, IRANDUBA - AM

Entre os dias 25 e 27 de maio, o barco do Instituto Ler para Crescer, visitou quatro comunidades ribeirinhas do Amazonas, levando alegria, música, livros e informações sobre ciências.

Era dia 26 de maio, quando, ao som de é "É LER, É LER, É LER PARA CRESCER, fizemos a primeira parada na Vila do Janauacá, em Iranduba, município situado à margem esquerda do Rio Solimões, na confluência com o Rio Negro. 



O momento foi mágico! Desde a saída do barco, fomos prontamente recebidos por um grupo de crianças que rapidamente chamaram outros amiguinhos e embaixo de uma bela e frondosa árvore, realizamos as atividades de incentivo a leitura que havíamos preparado. 

De forma super motivada, os integrantes da trupe LPC, cantaram e envolveram as crianças nas atividades de leitura de histórias com temas que refletem o valor da consciência ambiental, a amizade, a solidariedade e o amor pelo planeta. Um dos destaques de leitura ficou por conta do livro O Mundinho de Ingrid Biesemeyer Bellinghausenque.

Trata-se de uma fábula ecológica, que conta sobre a chegada de uns homenzinhos que pediram para habitar o Mundinho. Ele, muito simpático, recebeu a todos muito bem, mas os homenzinhos começaram a destruí-lo. Um dia, de tanto ver as coisas erradas que os homenzinhos andavam fazendo, o mundinho chorou...Uma leitura muito oportuna, tendo em vista a grande enchente que está acontecendo no Amazonas... 




Além das leituras dos livros, foi super especial ver também a aplicação do suplemento infantil Amazonas Faz Ciência Criança, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, tornar-se útil na vida dos pequenos habitantes dessas localidades. Para eles, falamos de ciência, da possibilidade de estudar e aprender sobre, estrelas, rios, peixes, remédios e tantas coisas mais.


Com certeza, a Vila do Janauacá, no município de Iranduba, vai lembrar com carinho dessa bela passagem do Instituto Ler para Crescer em suas vidas. No total, 48 crianças, por quase duas horas aproveitaram momentos de descontração, informação e cultura. 


Fotos: Soraia Magalhães e Adriana Bolzan


Visite o site do Instituto Ler para Crescer!

Comentários