PCE - PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - FAPEAM AVALIAÇÃO 2012


O Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, faz parte da política do Governo do Estado que objetiva difundir a ciência e promover o interesse dos jovens pelo mundo científico. 

Para a realização do Programa, a Fapeam, disponibiliza recursos financeiros e bolsas, a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas, de escolas públicas de Manaus e interior do Amazonas, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC e a Secretaria Municipal de Educação - SEMED.

Por que estou escrevendo sobre isso? Por que entre os dias 04 a 13 de junho de 2012, visitei os municípios de Itacoatiara, Parintins e Nhamundá, fazendo parte da equipe da Fapeam que cobriu os Seminários de Avaliação Final do PCE. 

"Ler uma atividade dinâmica na escola ou um castigo na vida dos alunos?" 
pesquisa realizada pelos estudantes PCE - Itacoatiara
Durante as atividades, pude compreender mais ainda, os efeito dessa ação na vida de estudantes e professores envolvidos em promover os primeiros passos do fazer científico em escolas das redes públicas do Amazonas. 

Os três eventos, contaram com solenidades de abertura, apresentação cultural e avaliação dos trabalhos de pesquisa, seguindo os formatos oral e painel, abrangendo temas como: meio ambiente, matemática, gravidez na adolescência, reciclagem, ações de incentivo à leitura e outros. 

Claro que os trabalhos voltados para a leitura, foram o meu foco de atenção. Na oportunidade, conversei com os envolvidos, percebi que sabem sobre livros, citam seus preferidos e principalmente conhecem o poder de transformação que a leitura pode oferecer!

Projeto "Leitura na família: hora de despertar". Estudantes de Nhamundá. 
Um detalhe nessa imagem: a caixa de livros tem o nome Fapeam. 

Estudantes de Nhamundá, participantes do projeto "A importância da prática 
de leitura no Ensino Médio".

Parabenizo a Fapeam, por tornar possível o acesso à ciência aos estudantes de Manaus e de lugares remotos do Amazonas. Foi lindo ver que essa ação pode influenciar a vida de possíveis pequenos cientistas. 

Parabéns também a todos os bolsistas do PCE, estudantes e professores. Todos estavam com a autoestima elevada e sonhando com mais...e mais!


Fotos: Soraia Magalhães

Comentários