BARCO DO LER PARA CRESCER - COMUNIDADE BAIRRO NOVO, MANAQUIRI, AM


Seguimos relatando a belíssima experiência vivida durante a viagem do Barco do Ler para Crescer nas comunidades ribeirinhas do Amazonas em maio de 2012. Dessa vez conto sobre a visita ao Bairro Novo, comunidade do município do Manaquiri.


Creio que de todas as paradas, essa foi a mais bonita. Ao longe, logo que à avistamos a localidade, ainda no interior do barco, começamos a pintar nossos rostos com coraçõezinhos, flores e motivos alegres e após vestirmos nossas indumentárias saímos recrutando a meninada que assistiu surpresa a chegada da alegre trupe do Ler para Crescer. 

Cantando a plenos pulmões é ler...é ler...é ler para crescer...e percorrendo a rua com nossa faixa, em pouco tempo, fomos seguidos pelos pequenos moradores que em dado momento, quiseram segurá-la, nos ajudando na caminhada. Pela imagem a baixo, pergunto: foi ou não foi uma entrada triunfal??? 


Caminhando em busca da sombra de uma boa árvore, não demorou muito, encontramos um local que oferecia boas condições para realizarmos nossas atividades. Enquanto estendíamos o tapete e pregávamos a faixa as crianças correram para outras ruas para chamar mais coleguinhas. 

E foi assim que demos início a mais uma atividade de incentivo à leitura, envolta em muita animação, música, informações sobre ciências e leitura. Dessa vez, o livro escolhido por Elaine foi A menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, enquanto eu, li O Mundinho de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. 



O ponto alto ficou por conta de Tommaso que vestido de cientista e com sua "bolsista assistente", realizou uma experiência com a criançada objetivando descobrir se o ar tem peso...por meio de dois balões e mais o auxílio de um menininho que se transformou no "braço da ciência", as crianças fizerem uma descoberta...



Depois da leitura, das conversas, da entrega da revistas "Amazonas Faz Ciência" e da aplicação do desafio prático contido no suplemento infantil "Amazonas faz ciência criança", da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam, deixamos essa comunidade muito felizes e fomos acompanhados até o retorno ao barco pelos pequenos que agora cantavam conosco...é ler, é ler, é ler para crescer... 



Fotos: Soraia Magalhães e Adriana Bolzon
Visite o site do Instituto Ler para Crescer.

Comentários