LEITURA COM A TERCEIRA IDADE - SESC MANAUS


O Serviço Social do Comércio (SESC), em Manaus realiza trabalhos variados para atender muitos grupos, inclusive pessoas da terceira idade e ontem, tive a oportunidade de participar de uma atividade, em uma das sedes da Instituição, aonde pude conhecer uma turma animada formada por jovens e idosas que são estimulados a participar de ações culturais de convivência. 


No projeto "Era uma vez - Atividade intergeracional", os organizadores criam ações que objetivam o estabelecimento de relações entre os jovens e os mais adultos. A ideia é funcionar como se fossem avós e netos. Tudo temporário, claro, mas com possibilidades de laços e afetos.


Minha estada junto ao grupo teve por objetivo tratar sobre estímulo à leitura e falar sobre meus livros infantis Lia sempre Lia e Leo e seus amigos, os livrinhos. Contudo, para darmos início aos trabalhos, pedi que cada jovem me apresentasse sua "avó" e foi bonito ver que eles sabiam falar sobre elas com carinho e respeito. Ao longo de uma hora, pude falar um pouco sobre livros e a importância da leitura. 



Conforme destaca o site do Sesc sobre os trabalhos voltados para o público da Terceira Idade em Manaus:
O SESC realiza, há 24 anos, o projeto Trabalho Social com os Idosos, com pessoas com idade igual ou superior a 48 anos. Através de encontros semanais, os idosos são estimulados a compartilhar experiências e vivenciar um universo de novas aprendizagens. Durante todo o ano, eles participam de atividades sócio-educativas que incluem ações de relaxamento, memorização, artes e canto. As inscrições para participar do programa começarão na segunda quinzena de fevereiro e as atividades iniciam em março.
Foi muito legal conhecer de perto esse trabalho e saí da experiência com o desejo de inserir a minha mãezinha que completou 70 anos e precisa de interação e atividades...


O projeto "Era uma vez - Atividade intergeracional" é coordenado pela Pedagoga e especialista em Gerontologia, Sônia Isolino e em sala de aula vem sendo desenvolvido pela Pedagoga e Técnica de Atividades Regina Abrantes de Oliveira que utiliza para as ações de incentivo à leitura, o livro Vovô viu a bruxa a andorinha o leão e outros bichos, de Nelson Cândido Motta.


Quanto a mim, ao abordar o tema da leitura e as leituras de mundo, busquei apresentar as diferenças entre contação de história e mediação de leitura e para exemplificar tive ajuda de voluntárias que auxiliaram com o uso de um avental e os personagens da célebre história Chapeuzinho Vermelho. A turma toda até cantou a músiquinha "...pela estrada afora, eu vou tão sozinha, levar esses doces para a vovozinha..."



O tempo passou voando e logo tivemos que nos despedir, mas antes nos organizamos para eternizar o momento com a imagem abaixo reunindo todo o grupo.


Gostei muito. Deixo um abraço especial à simpática Ryanne Silva Lima, aluna finalista do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas, UFAM e Regina Abrantes de Oliveira. Agradeço pela atenção e parabenizo ambas pelo bonito trabalho realizado na área cultural do Sesc- Am. 



O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, que oferece aos clientes serviços de qualidade com preço menor que o praticado no mercado. Os principais serviços oferecidos pelo SESC estão nas áreas de saúde, educação e cultura. No Amazonas, o SESC tem unidades em Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Itacoatiara.

Fotos: Ryanne Silva Lima

Comentários