PALESTRA NA UFCE - AS EXPERIÊNCIAS COM O CAÇADORES DE BIBLIOTECAS

As imagens desse post referem-se a palestra Caçadores de Bibliotecas: relato de experiências, que aconteceu nas dependências da Biblioteca de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, no dia 16 de maio.

A atividade foi organizada por Fabíola Bezerra, bibliotecária da casa e a criadora do Mural Interativo do Bibliotecário. A ação, reuniu alunos, bibliotecários e professores do Curso de Biblioteconomia que ouviram algumas narrativas interessantes sobre ações vividas ao longo de seis anos, desde que o blog Caçadores de Bibliotecas foi iniciado.

A ideia era apresentar um panorama geral do que apresento no blog, que retrata trabalhos realizados sobre ações de incentivo à leitura, sobre meus livros infantis, as lutas por bibliotecas fechadas e muito sobre visitas às bibliotecas em cidades do Brasil e diversos países, bem como museus e tantos espaços de cultura. O Caçadores de Bibliotecas possui mais de 800 posts com temas diversos, neste espaços foram apresentados até o momento mais de 200 bibliotecas e 100 museus.

A fala me proporcionou explicar também sobre a construção dos conteúdos do Caçadores de Bibliotecas, haja vista que o trabalho envolve etapas que demandam: pesquisa bibliográfica e de campo, entrevistas, produção de fotografias, edição, criação, revisão de texto e divulgação. Ou seja, um longo trabalho.

Na oportunidade pude tocar um tema que ainda é visto com certo preconceito, haja vista que há quem não valorize conteúdos criados por blogueiros. No mais, foi interessante falar sobre a ferramenta que pode ser muito bem utilizados por bibliotecários e instituições. No decorrer da exposição surgiram várias perguntas e pude perceber que houve bastante interação com os participantes.

Ao final, um momento de descontração, com sorteio de exemplares de meu livro infantil Leo e seus amigos os livrinhos, uma bonita T-shirts MURAL e garrafinhas da Campanha de Preservação do Acervo do Sistema de Bibliotecas da UFC - que traz estampada a dica: Cuide do livro, preserve o saber.

Foi uma tarde muito agradável e fiquei satisfeita com o resultado. Deixo expresso meus agradecimentos as professoras Giovanna Guedes e Gabriela Farias e  a amiga Fabíola Bezerra, bem como às bibliotecárias, alunas e alunos que estiveram presentes.

Fotos: Isabela Nascimento