ICBEU - MANAUS - BIBLIOTECA

Nos últimos posts tenho falado sobre minha passagem pelo ICBEU Manaus e não poderia deixar de referendar a Biblioteca da Instituição, que me deixou com excelente impressão por se apresentar como um espaço acessível, confortável e dinâmico.

No dia em que realizei a visita, o ambiente estava efervescente de alunos. Alguns consultavam livros, outros se reuniam em grupos para conversar, haviam usuários utilizando os computadores com acesso à Internet e ou solicitando livros no balcão.

O Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos (ICBEU Manaus), já atua no Amazonas desde 1959 e possui trajetória de reconhecimento no trabalho de integração da  língua inglesa na cidade de Manaus.

A Biblioteca do ICBEU está aberta a todos os alunos, professores e a comunidade manauara em geral oferecendo possibilidades de acesso a serviços de consulta local e empréstimo domiciliar de ampa variedade de informações sobre a cultura a americana e língua inglesa.

Para o uso da Biblioteca, todos precisam efetivar cadastro e adquirir uma carteirinha. Para quem não estuda na instituição é preciso levar carteira de identidade e comprovante de residência para fazer a inscrição.

A Biblioteca do ICBEU vai além do seu quadrado convencional e percorrendo os espaços da Instituição é possível encontrar estantes com os dizeres BookCrossing, com  livros disponíveis para livre acesso. Uma definição sobre esse projeto foi obtida no site do  BookCrossing Brasil
O BookCrossing é a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”.
Os espaços abertos do ICBEU possuem várias estantes identificadas como BookCrossing e os livros são em grande maioria, voltados para atender a faixa etária juvenil...

Encerro esse post agradecendo a  Rejane Grana, Mara Bacury e Jânio Célio, colegas Bibliotecários que me receberam com grande amabilidade. Agradeço também a minha filha Camila que me acompanhou nas atividades.

O ICBEU Manaus, está localizado na rua Joaquim Nabuco, 1.286, Centro.

Fotos: Camila Magalhães