BIBLIOTECA MUSEU VÍCTOR BALAGUER - VILANOVA I LA GELTRÚ 2


Esse post complementa informações já apontadas anteriormente sobre a Biblioteca Museu Víctor Balaguer, localizado em Vilanova i la Gertrú, cerca de 40 km ao sul de Barcelona, na Espanha, contudo destacando sinteticamente o ambiente interno do Museu, suas dependências e coleções. 


O edifício que abriga a Biblioteca (foto acima) e o Museu foi inaugurado em 1884 pelo escritor e político Victor Balaguer, uma iniciativa pouco comum para a época. Parte da coleção de arte do Museu adveio de doações e hoje abrange mais de oito mil peças. 


No piso térreo estão as exposições permanentes organizadas por temáticas e em salas separadas. As primeiras impressões ficam por conta da uma galeria, que apresenta obras de El Greco, Murillo e Goya, e tantos outros. 


Mas, uma das salas mais curiosas é ocupada pela coleção egípcia com peças raras que datam do Antigo Egito, no destaque uma pequena múmia de uma criança de aproximadamente cinco anos. 


Dentre as coleções, o Museu possui variadas obras etnográficas, oriundas de diferentes partes do mundo. Países como Egito, China e Japão estão ali apresentados.


O Museu possui dois andares. Na parte superior estão expostas pinturas e esculturas mais contemporâneas, contudo do lugar, o que mais chama a atenção é poder dispor da bonita visão das obras no andar de baixo.


Há um espaço reservado para o desenvolvimento de atividades com crianças. É o que eles chamam El rincón de los pequeños artistas, o objetivo é fazer com que o público infantil interaja e crie suas próprias produções.


A Biblioteca Museu Vítor Balaguer é um espaço absolutamente primoroso e vale muito a pena ser visitado. Periodicamente apresenta também exposições temporárias. 

Realizei a visita as dependências do Museu totalmente sozinha e para ser bem franca sentia um pouquinho de medo. Era a primeira vez que visitava um lugar assim sem uma outra pessoa ao lado para trocar ideias. Mas foi interessante!

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários