BIBLIOTECA JOSEP ROIG I RAVENTOS - SITGES - ESPANHA


Neste post trato sobre mais uma biblioteca visitada na Espanha, neste caso na pequena Sitges. Tendo em vista que a Biblioteca Santiago Rusiñol, principal biblioteca pública desta cidade encontra-se fechada para reformas, todas as ações no âmbito de bibliotecas públicas tem se voltado para a Biblioteca Josep Roig i Raventos, localizada um pouco mais distante da área central da cidade, contudo, muito bem equipada e oferecendo variados serviços.


Está instalada no espaço térreo de um grande edifício e dispõe de área para leitura de periódicos, salão geral e espaço para atender ao público infantil, possui computadores com acesso a internet e outros. 

De negativo, percebi a falta de uma placa ampla indicando que o espaço é o de uma biblioteca, a indicação existente é pequena e dificulta a chegada daqueles que não vivem na cidade.


Por dentro a Biblioteca se mostra convidativa. Possui bonito mobiliário e acervos voltados para todas as áreas de conhecimento. Suas cores são vibrantes e dentre seus recursos bibliográficos, dispõe de livros, DVDs, CDs de música e mais.

Vale muito a pena conferir o blog da Biblioteca Josep Roig i Raventos, haja vista que lá são apresentados todos os serviços oferecidos e a programação cultural.


O espaço reservado para o público infantil é agradável. Os livros estão separados por faixar etária e identificados por cores correspondentes a idade, fator que torna mais fácil a localização dos títulos pelo público alvo. 


A Biblioteca está informatizada e possui terminais de computadores para os usuários, inclusive dois localizados na área reservada ao público infantil 



A Biblioteca  Josep Roig i Raventos  foi inaugurada em 1983. Constitui um serviço público municipal, aberto a todas as pessoas. Está localizada na Praça Catalunha, no bairro Poble Sec Sitges. Seu nome representa uma homenagem a um ilustre filho da cidade, que foi médico pediatra e escritor. 


Em minha passagem por essa Biblioteca ofertei meu livro infantil Leo e seus amigos, os livrinhos aos colegas bibliotecários. Fui muito bem recebida nos dois momentos em que visitei o espaço, aproveito para agradecer mais uma vez pela atenção dispensada. 

Fotos: Peter Janzon

Comentários